Projeto DevMenthors é concluído com apresentação para pais e empresas

Evento realizado dia 10/12, encerra ciclo de capacitação sobre o ensino de ensino de Flutter, framework para desenvolvimento de aplicativos móveis

20 de dezembro de 2022 12:28 pm Etec

Alunos participantes do projeto DevMenthors em apresentação dia 10/12, em Marília

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Antonio Devisate, da cidade de Marília, encerraram no dia 10 de dezembro, o projeto DEVMenthors, realizado em uma parceria interdisciplinar com o Centro Universitário Univem. A iniciativa possibilitou que graduandos dos Cursos de Informática fossem capacitados como mentores no ensino de Flutter, um framework para desenvolvimento de aplicativos móveis.

O projeto, iniciado em maio deste ano, exigiu muita dedicação dos alunos. Durante todos os sábados, de maio a dezembro, os estudantes dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas (1º e 2º ETIMs); Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (2º Módulo – Noturno) e Novotec em Informática para Internet, da EE Monsenhor Bicudo (2ª série), que aderiram ao projeto, participaram de reuniões com duração de três horas cada.

Nesses encontros, os estudantes de graduação orientaram e desafiaram os estudantes de ensino médio a elaborarem um sistema que atendesse a alguma necessidade tecnológica da Univem, instituição que apoiou o projeto.

O DEVMenthors contou com a parceria de empresas como a DSIN Tecnologia de Informação, que atua no controle de tráfego, desenvolvendo aplicativos para essa área, e também da Guess/Gtech, que atua no ramo de aplicativos imobiliários. A DSIN cedeu um profissional para integrar a equipe de Mentores, além de oferecer brindes para a entrega no PitchDev; a Guess/Gtech contribuiu com o patrocínio da confecção das camisetas do projeto.

O projeto é uma iniciativa do professor Arnaldo Martins Hidalgo Junior e de integrantes do Centro Universitário Univem como Larissa Chadi e Silva, coordenadora do CITEC e responsável pelo Projeto de Classes Descentralizadas da Etec Antonio Devisate na EE Monsenhor Bicudo e o professor Dr. Luis Hilário Tobler Garcia, Coordenador dos Cursos de Informática do Centro Universitário Univem e FATEC Pompéia.

“Essa apresentação marcou o encerramento das atividades do projeto DEVMenthors de 2022, cuja realização proporcionou aos seus participantes não só um crescimento pessoal, mas também profissional, uma oportunidade significativa graças ao trabalho interdisciplinar entre Etec Antonio Devisate e Centro Universitário Univem”, explica Arnaldo Martins Hidalgo Junior.

Durante o evento de encerramento do projeto, os alunos fizeram pitchs (apresentação breve e direta) para as empresas parceiras, além de pais e responsáveis, no Auditório Shunji Nishimura, no Centro Universitário Univem.