Professor de Etecs é técnico de competição nos Emirados Árabes

Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais reúnem mais de sete mil participantes em Abu Dhabi para promover o esporte voltado a deficientes intelectuais; delegação brasileira soma cem integrantes

14 de março de 2019 9:47 am Etec, Institucional

Nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais de Abu Dhabi, as partidas de futsal unificado são disputadas na grama l Foto: Divulgação

Ivan Santos, professor das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Parque da Juventude e de Esportes, ambas localizadas na zona norte da Capital, integra a delegação brasileira dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que começam nesta quinta-feira, 14, e seguem até o dia 21, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Realizada pela Special Olympics International, instituição norte-americana sem fins lucrativos fundada em 1968, a competição promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo – a última edição aconteceu em Los Angeles (EUA) em 2015.

Santos, que leciona as disciplinas de educação física e práticas de inclusão no esporte, foi convocado como auxiliar técnico da equipe de futsal unificado. A delegação brasileira é formada por cem integrantes, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio. Ao todo, os jogos reúnem mais de sete mil participantes de 192 países. Aproximadamente 20 mil voluntários integram a organização do evento.

Apesar de a abertura oficial do evento ser hoje, o time comandado pelo professor entrou ontem em campo duas vezes, em partidas de nivelamento, que procuram garantir o equilíbrio da disputa. “As competições são estruturadas de modo a permitir que atletas e equipes com habilidade semelhante concorram entre si em divisões equitativas”, explica Santos. O Brasil empatou com o Nepal (1×1) e venceu a Itália (3×0).

Compartilhe


Veja também