Prepare-se para conquistar uma vaga no Vestibular das Fatecs

Conhecer a prova, ter atenção às matérias mais desafiadoras e fazer uma boa gestão do tempo são algumas das dicas para se destacar no exame

16 de novembro de 2023 10:00 am Vestibular

Inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br, até as 15 horas, do dia 12 de dezembro | Foto: Roberto Sungi

O interessado em concorrer a uma vaga para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) deve se preparar para a prova do dia 7 de janeiro de 2024, que começa às 13 horas. Encontrar equilíbrio entre os estudos e o bem-estar, conhecer a estrutura do exame e identificar os temas de maior facilidade são estratégias que podem ajudar a encarar o momento com mais confiança, resultando na conquista da vaga.

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, administra as Fatecs. A instituição disponibiliza as provas e os gabaritos dos anos anteriores, para que os candidatos possam conhecer a estrutura do processo seletivo e usar os modelos para praticar seus conhecimentos. “Além de dominar o conteúdo, outra dica valiosa é que o candidato desenvolva habilidades de gestão do estresse para encarar o Vestibular das Fatecs com confiança”, comenta o coordenador pedagógico das Fatecs, André Braun.

Durante a avaliação, é importante que o participante administre bem o tempo e não fique preso em uma questão difícil. “O ideal nesses casos é passar para a próxima e voltar depois. Não deixe nenhuma questão em branco e, na dúvida, elimine as alternativas mais improváveis”, orienta Braun.

O coordenador pedagógico das Fatecs destaca ainda as seguintes dicas:

• Estude os conteúdos do Ensino Médio, principalmente português, matemática e inglês. Use livros, apostilas, vídeos ou cursos online;
  • Revise os principais conceitos e fórmulas antes da prova, mas não estude nada novo na véspera;
  • Confira o local de prova, o seu número de inscrição antes de sair e chegue com antecedência;
  • Leve um documento de identidade com foto, caneta preta ou azul, lápis, borracha e régua;
  • Leia as instruções e as questões com atenção;
  • Marque as respostas com cuidado e não rasgue, dobre ou amasse o cartão-resposta. Preencha as bolinhas completamente, sem sair do espaço.

Estrutura da prova

O exame do processo seletivo das Fatecs para o primeiro semestre de 2024 terá cinco horas de duração. A prova conta com uma redação e 54 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas para cada resposta.

A avaliação de conhecimentos que compõe o núcleo comum do Ensino Médio – matemática, português, física, química, biologia, história, geografia e inglês – é composta por 40 questões, sendo cinco para cada uma das oito disciplinas. Outras cinco questões avaliam a capacidade de raciocínio lógico do candidato e nove questões abrangem conteúdo multidisciplinar, para a solução de situações-problema. Saiba mais na portaria.

Inscrições

Os alunos das Fatecs têm acesso a uma educação gratuita e de qualidade. As unidades distribuídas por todo o Estado de São Paulo contam com uma ampla variedade de cursos, em diferentes eixos de formação e regularmente atualizados para acompanhar as tendências tecnológicas e empresariais. Para concorrer a uma das vagas é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que, no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br, até as 15 horas, do dia 12 de dezembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e pagar a taxa de R$ 84 em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet disponível na internet. O pagamento deve ser feito até a data de encerramento das inscrições.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira opção e, caso tenha interesse, pode optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo.

As Fatecs disponibilizam computador e acesso à internet a quem quiser fazer a inscrição no Vestibular. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para saber datas e horários de atendimento.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.