Prêmio Jovem da Água está com inscrições abertas

Podem participar estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e demais instituições de ensino matriculados no Ensino Médio ou que já tenham concluído os estudos

8 de abril de 2021 10:55 am Etec, Premiação, Projetos

Estudantes têm até o dia 10 de abril para se inscrever I Foto: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)

Jovens com idade entre 15 a 20 anos mobilizados a encontrar soluções para desafios globais relacionados à conservação da água, saneamento básico e meio ambiente já podem se inscrever no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP).

Organizada pelo Stockolm International Water Institute (SIWI) desde 1997, a competição tem por objetivo congregar jovens inovadores de todo o mundo, incentivar seu interesse continuado em água e sustentabilidade e reconhecer o mérito de iniciativas de destaque. Podem participar estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das demais instituições de ensino matriculados no Ensino Médio ou que já tenham concluído esse ciclo de estudos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10 de abril, no site da competição. Os autores dos projetos devem atender os critérios de idade e ter realizado o trabalho durante o Ensino Médio. Confira o regulamento.

Neste ano, o evento será totalmente online e dividido em duas fases. A primeira é a etapa nacional e serão selecionados cinco projetos para apresentação individual em 5 de junho.

O vencedor da etapa nacional concorrerá na fase internacional, que será realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, no dia 24 de agosto.

Na edição 2020, entre os cinco projetos finalistas da etapa nacional, dois foram desenvolvidos por alunos da Etec Irmã Agostina, da Capital, e um por estudantes da Etec Prof. Carmelino Corrêa Jr, de Franca. As unidades do Centro Paula Souza (CPS) concorreram com três projetos de alunos dos cursos técnicos de Química e Biotecnologia, que desenvolveram propostas para a crise mundial da água.

Premiação

Ao projeto vencedor da etapa nacional será entregue um troféu, um prêmio de R$ 8 mil e um certificado para cada integrante da equipe. Todos os autores e orientadores finalistas receberão certificados de honra ao mérito, atestando o êxito de chegar à última etapa da competição.

Compartilhe


Veja também