Na edição de 2017, os estudantes da Etec Bento Quirino, de Campinas, representaram o Brasil na final internacional realizada na capital da Suécia; a Etec Trajano Camargo, de Limeira, também esteve entre os finalistas da premiação
Na edição 2017, estudantes da Etec Bento Quirino venceram a etapa brasileira e foram à final internacional, na Suécia l Foto: Divulgação
Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das demais instituições de ensino matriculados no Ensino Médio ou que já tenham completado esse ciclo podem fazer sua inscrição no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize, em inglês) até 7 de janeiro de 2018. Os interessados devem ter entre 15 e 20 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da competição.
Organizada pelo Stockolm International Water Institute (SIWI) desde 1997, a competição tem por finalidade congregar jovens inovadores, incentivar seu interesse continuado em água e sustentabilidade e reconhecer o mérito de iniciativas de destaque.
Na edição 2017, entre os cinco projetos finalistas da etapa nacional, dois foram desenvolvidos por alunos das Escolas Técnicas. A Etec Bento Quirino, de Campinas, foi a vencedora e os alunos representaram o Brasil na final internacional, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na Suécia, em agosto. Outra finalista foi a Etec Trajano Camargo, de Limeira.
Premiação
Ao projeto vencedor será destinado um troféu, um prêmio de R$ 8 mil, um certificado para cada integrante da equipe e uma viagem incluindo transporte aéreo, terrestre, hospedagem e alimentação para a final na capital sueca. A escola na qual estudam os vencedores recebe R$ 3 mil.