Gestão Participativa (GP)

A Comissão de Gestão Participativa (GP) do Centro Paula Souza (CPS) atualmente é formada por diretores, professores e orientadores educacionais de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais; além de integrantes de diferentes departamentos da instituição, como Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Assessoria Técnica do Gabinete e Assessoria de Comunicação (AssCom).

A inclusão dos representantes da Cesu e das Fatecs é a novidade da GP neste ano. Criado em 2017, o grupo de trabalho teve como foco inicial o aprimoramento das relações interpessoais entre estudantes, equipe gestora e as chamadas instituições auxiliares das escolas: Associação de Pais e Mestres (APM), Conselho de Escola, Cooperativa Escola e Grêmio Estudantil.

Em 2020, o objetivo é envolver também os estudantes de cursos superiores tecnológicos nas atividades, entre elas, quatro maratonas virtuais de inovação. A GP já disponibilizou para educadores das Etecs e Fatecs a palestra virtual “Gestão emocional na docência em tempos de pandemia” – assista aqui.

Os projetos desenvolvidos com a , como rodas de conversa com educadores, entre outros, também continuam neste ano.

Histórico

Desde que foi instituída, a GP trabalha para fomentar a participação dos estudantes na rotina das unidades por meio dos grêmios estudantis; melhorar a relação e comunicação entre alunos, orientadores educacionais e demais integrantes da comunidade escolar; e compartilhar boas práticas, entre outros objetivos.

Para tanto, ao longo de três anos de existência, já promoveu ações e atividades como consultoria para elaboração de estatutos para os grêmios, cursos, capacitações virtuais, videoconferências, palestras e rodas de conversa, entre outras atividades.

Em 2019, a GP reuniu 77 integrantes de grêmios estudantis das Etecs, por meio de hackathon, para discutir e propor soluções que melhorassem a comunicação com colegas, orientadores educacionais e demais integrantes da equipe gestora das escolas.

Mais informações pelo e-mail gestaoparticipativa@cps.sp.gov.br.