Filtro de Daltonismo

CPS promove Encontro da Rede Arte na Escola

Evento, que começa nesta quarta, contará com palestras, debates e oficinas virtuais, transmitidos pelo Youtube; objetivo da programação é discutir as reinvenções das formas de estudar e trabalhar com arte

22 de junho de 2021 10:30 am Institucional, Parcerias

Etec de Artes, na Capital, é a unidade do CPS que oferece cursos de dança, canto e fotografia | Foto: Gastão Guedes

A partir desta quarta-feira (23), o Centro Paula Souza (CPS) realiza o Encontro Regional da Rede Arte na Escola das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em parceria com o Instituto Arte na Escola (IAE), serão três dias de evento, com palestras, debates e oficinais virtuais, destinados a educadores e ao público em geral. A transmissão será pela plataforma YouTube.

O encontro tem o objetivo de discutir as reinvenções das formas de estudar e trabalhar com arte, tendo a tecnologia como parte essencial. Para o coordenador de projetos de Artes da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Durval de Campos Mantovaninni Junior, sediar o evento é uma grande responsabilidade para a instituição e, ao mesmo tempo, uma excelente oportunidade de levantar e pensar questões relativas à arte-educação de forma coletiva e ampla. “Neste ano, temos como tema as relações entre arte e tecnologia, organizamos palestras, debates e apresentações com um foco em comum, refletir sobre nossa prática docente.”

A abertura oficial do evento ocorrerá às 19 horas, com participação da diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Cetec, Lucília Guerra. “A educação com arte é decisiva na construção de uma sociedade reflexiva, que usa sua sensibilidade para fazer melhores escolhas e pensa sobre tudo o que é mais importante para o seu desenvolvimento. O Instituto Arte na Escola nos propõe que trilhemos esse caminho, que estimulemos e formemos nossos docentes para que sejam multiplicadores dessa visão”, comenta.

Confira a programação completa:

23 de junho (Quarta-feira)

• Das 10 às 12 horas (Exclusivo para coordenadores e professores dos Polos Arte na Escola)

Formação em educação digital em artes

Convidado: Profº Célio Manfré Filho

Mediação: Profa. Ma. Maria da Penha Fonseca, da Faculdade Novo Milênio (FNM).

• Das 15 às 17 horas (Exclusivo para coordenadores da Rede Arte na Escola)

Troca de experiências entre os polos: Que ensino de arte temos?

Convidados: Presidente do IAE, Claudio dos Anjos; e Coordenadores dos Polos.

Mediação: Profa. Dra. Inaê Coutinho, do IAE.

• Das 18h30 às 19 horas (Aberto ao público)

Abertura oficial do Encontro Regional Sudeste e Centro-Oeste

Convidados: Presidente do IAE, Claudio dos Anjos; profa. Dra. Inaê Coutinho (IAE); diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Lucília Guerra (CPS); e diretor da Etec de Artes, Cláudio Aparecido Sant’Ana.

Mediação: Profº Durval de Campos Mantovaninni Junior, do CPS.

• Das 19 às 21 horas (Aberto ao público)

Palestra e oficina: Artes da cena – Experiências criativas e multidisciplinares nos meios digitais

Convidados: Equipe do Célia Helena Centro de Artes e Educação; Profa. Dra. Lígia Cortez; Profº Dr. Marcos Barbosa; Profa. Dra. Karina Almeida e Profa. Ma. Joana Dória.

Mediação: Profº Durval de Campos Mantovaninni Junior, do CPS.

24 de junho (Quinta-feira)

• Das 10 às 12 horas (Exclusivo para coordenadores da Rede Arte na Escola)

Formas de sustentabilidade em arte e educação

Convidados: Chimeni Maia; Profa. Dra. Jaqueline Vasconcellos e Profº Ms. Claudio Anjos (IAE).

Mediação: Profa. Dra. Olga Egas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

• Das 15 às 17 horas (Exclusivo para coordenadores e professores dos Polos Arte na Escola)

Tour Virtual 360º no Museu Casa de Portinari

Convidado: Setor Educativo do Museu Casa de Portinari

Mediação: Profº Durval de Campos Mantovaninni Junior, do CPS.

25 de junho (Sexta-feira)

• Das 15 às 17 horas (Exclusivo para coordenadores da Rede Arte na Escola)

Mapeando 2022/2023: Ação Artística EaD – que ensino de arte queremos?

Convidados: Coordenadores dos polos.

Mediação: Profa. Dra. Inaê Coutinho, do IAE.

• Das 19 às 21 horas (Aberto ao público)

Palestra Intersecções entre arte e tecnologia

Convidada: Profa. Dra. Giselle Beiguelman.

Mediação: Profa. Dra. Eliane Patricia Grandini Serrano, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Serviço:
Encontro Regional da Rede Arte na Escola das regiões Sudeste e Centro-Oeste
Data: De 23 a 25 de junho
Inscrições: Pelo site, para quem deseja certificado.
Transmissão: Pelo YouTube do Instituto Arte na Escola.