Secretária visita Etec de Pirituba na volta às aulas


22 de fevereiro de 2021

Compartilhe!

Ao lado da diretora-superintendente do CPS, a secretária acompanhou as atividades presenciais na escola técnica l Foto: Divulgação

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, acompanharam nesta segunda-feira (22), a retomada das aulas presenciais na Etec Profª Dra Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital.

Com recepção da diretora da unidade Eliane Leite Alcântara Malteze, a visita também foi acompanhada pelo coordenador estadual de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Daniel Barros.

A secretária aproveitou o primeiro dia de aula para falar aos alunos do Novotec Integrado – Ensino Médio com Habilitação em Técnica de Eventos e de Eletroeletrônica sobre a responsabilidade de cada um no atendimento a todos os protocolos de segurança. “Nossa expectativa é que vocês sejam o exemplo de que podemos retomar as aulas mesmo sendo desafiados diariamente para que os índices de contaminação não aumentem”, afirmou a secretária.

Patricia Ellen lembrou dos seus tempos de estudante e comentou o quanto os estudos foram importantes em sua trajetória. “Minha vida foi transformada pela educação. Por isso eu só posso dizer a vocês que estudem bastante porque tudo o que aprendemos na escola vai nos ajudar em algum momento da nossa jornada.”

Feliz ao ver a movimentação de alunos e professores numa das 223 Etecs do CPS, após tantos meses de escolas fechadas, a professora Laura Laganá contou aos estudantes sobre os esforços que foram empreendidos em 2020 e até hoje para reduzir os impactos da pandemia nas unidades da instituição. “Diretores, coordenadores, professores e todos do Paula Souza trabalharam incansavelmente para garantir as aulas remotas para que vocês não ficassem sem acesso ao conhecimento”, afirmou. “Foi um esforço memorável de todos.”

Laura reforçou o pedido para que o desafio da volta às aulas presenciais seja enfrentado com responsabilidade. “Precisamos do apoio de cada um de vocês no cumprimento dos protocolos para que nossa retomada seja segura.”

Recepcionados pela diretora Eliane Leite, Patricia Ellen e Laura Laganá falaram sobre a importância dos protocolos l Foto: Divulgação

Durante a visita, a escola, que tem cerca de 760 alunos, contava com 110 estudantes em aulas presenciais, o que corresponde a 35% do total de matriculados no período da manhã. Segundo a diretora, o plano de retomada da unidade prevê uma divisão semanal dos alunos .  “Assim temos um controle melhor sobre o grupo que frequenta a escola a cada semana”, explicou. “Se identificarmos algum caso, as medidas a serem tomadas serão mais eficientes.”

Implantada em 2011, a Etec de Pirituba oferece cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Eletroeletrônica, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho e Ensino Técnico Integrado ao Médio (Eletroeletrônica, Eventos e Segurança).

A unidade disponibiliza ainda o Novotec Integrado nos cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Administração, Eletrônica e Eventos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, divulgado em 2020, destaca que a Etec de Pirituba ficou em 28º lugar entre as 50 melhores públicas da Capital, com média de 563,49.