Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo conheceu a Etec Profª Dra Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, da Capital, ao lado da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá
Ao lado da diretora-superintendente do CPS, a secretária acompanhou as atividades presenciais na escola técnica l Foto: Divulgação
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, acompanharam nesta segunda-feira (22), a retomada das aulas presenciais na Etec Profª Dra Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital.
Com recepção da diretora da unidade Eliane Leite Alcântara Malteze, a visita também foi acompanhada pelo coordenador estadual de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante, Daniel Barros.
A secretária aproveitou o primeiro dia de aula para falar aos alunos do Novotec Integrado – Ensino Médio com Habilitação em Técnica de Eventos e de Eletroeletrônica sobre a responsabilidade de cada um no atendimento a todos os protocolos de segurança. “Nossa expectativa é que vocês sejam o exemplo de que podemos retomar as aulas mesmo sendo desafiados diariamente para que os índices de contaminação não aumentem”, afirmou a secretária.
Patricia Ellen lembrou dos seus tempos de estudante e comentou o quanto os estudos foram importantes em sua trajetória. “Minha vida foi transformada pela educação. Por isso eu só posso dizer a vocês que estudem bastante porque tudo o que aprendemos na escola vai nos ajudar em algum momento da nossa jornada.”
Feliz ao ver a movimentação de alunos e professores numa das 223 Etecs do CPS, após tantos meses de escolas fechadas, a professora Laura Laganá contou aos estudantes sobre os esforços que foram empreendidos em 2020 e até hoje para reduzir os impactos da pandemia nas unidades da instituição. “Diretores, coordenadores, professores e todos do Paula Souza trabalharam incansavelmente para garantir as aulas remotas para que vocês não ficassem sem acesso ao conhecimento”, afirmou. “Foi um esforço memorável de todos.”
Laura reforçou o pedido para que o desafio da volta às aulas presenciais seja enfrentado com responsabilidade. “Precisamos do apoio de cada um de vocês no cumprimento dos protocolos para que nossa retomada seja segura.”
Durante a visita, a escola, que tem cerca de 760 alunos, contava com 110 estudantes em aulas presenciais, o que corresponde a 35% do total de matriculados no período da manhã. Segundo a diretora, o plano de retomada da unidade prevê uma divisão semanal dos alunos . “Assim temos um controle melhor sobre o grupo que frequenta a escola a cada semana”, explicou. “Se identificarmos algum caso, as medidas a serem tomadas serão mais eficientes.”
Implantada em 2011, a Etec de Pirituba oferece cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Eletroeletrônica, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho e Ensino Técnico Integrado ao Médio (Eletroeletrônica, Eventos e Segurança).
A unidade disponibiliza ainda o Novotec Integrado nos cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Administração, Eletrônica e Eventos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, divulgado em 2020, destaca que a Etec de Pirituba ficou em 28º lugar entre as 50 melhores públicas da Capital, com média de 563,49.