Parceria com startup leva plataforma de projetos às Etecs

Programa online permite a criação e organização de trabalhos de disciplinas de planejamento e do TCC; conteúdo poderá ser acessado por alunos e docentes em PCs ou smartphones

6 de julho de 2018 8:30 am Etec

Plataforma pode ser acessada pelos alunos e professores no computador ou celular| Foto: Reprodução

Uma parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a startup DreamShaper vai levar aos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) o acesso a uma plataforma online para desenvolvimento de projetos. A ferramenta, que já vinha sendo testada desde 2015 pela instituição, será expandida para todos os alunos do Ensino Médio e dos cursos técnicos no segundo semestre letivo, a partir de agosto.

O software pode ser utilizado nas disciplinas que envolvem planejamento e também para facilitar a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), mas pode ser adaptado a qualquer área do conhecimento. A ideia é complementar habilidades exigidas no mercado de trabalho, como trabalho em equipe, autonomia, criatividade, organização e gestão de crises.

“Essa parceria está alinhada com nosso propósito de contribuir com o desenvolvimento social e econômico das localidades onde estamos inseridos, permitindo que que qualquer aluno construa projetos independentemente de experiência anterior e acompanhado de perto por professores, coordenadores e diretores”, avalia Gislayno Monteiro, coordenador de projetos do CPS.

Uma das facilidades é que professores e alunos podem realizar mudanças e correções a partir de um notebook ou smartphone, além de receber sugestões de desafios e atalhos para gerar soluções para seus trabalhos. Antes da implantação em todas as unidades, os professores estão sendo capacitados para utilizar de forma eficiente todos recursos.