Podem participar estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico que completem até 19 anos em 2018. Na última edição, organização registrou 142 mil alunos inscritos
Alunos das Etecs que queiram participar da competição devem fazer sua inscrição até 18 de maio | Foto: Divulgação
Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) interessados em se inscrever na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) devem acessar o site até 18 de maio. Podem participar da competição alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico que completem até 19 anos em 2018. A coordenação nacional desta edição é da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A OBR é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A modalidade teórica tem duas fases e não requer conhecimento específico de robótica. Na primeira etapa, o aluno faz a prova na escola que frequenta. Na segunda, a prova é realizada nas sedes regionais da OBR.
Já a modalidade prática consiste em resolver um desafio. Equipes de até quatro estudantes precisam construir um robô autônomo que deve resgatar vítimas em um terreno acidentado.
As etapas regionais e estaduais acontecem entre junho e setembro. A primeira fase será realizada no dia 8 de junho e a segunda, em 24 de agosto. A fase nacional está programada para o período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.
Neste ano, a novidade fica por conta do “nível zero”, direcionado a alunos com idade entre 6 e 8 anos. Em 2017, a organização registrou 142 mil alunos inscritos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).