Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas


9 de maio de 2018

Compartilhe!

Alunos das Etecs que queiram participar da competição devem fazer sua inscrição até 18 de maio | Foto: Divulgação

Alunos das Etecs que queiram participar da competição devem fazer sua inscrição até 18 de maio | Foto: Divulgação

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) interessados em se inscrever na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) devem acessar o site  até 18 de maio. Podem participar da competição alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico que completem até 19 anos em 2018. A coordenação nacional desta edição é da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A OBR é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A modalidade teórica tem duas fases e não requer conhecimento específico de robótica. Na primeira etapa, o aluno faz a prova na escola que frequenta. Na segunda, a prova é realizada nas sedes regionais da OBR.

Já a modalidade prática consiste em resolver um desafio. Equipes de até quatro estudantes precisam construir um robô autônomo que deve resgatar vítimas em um terreno acidentado.

As etapas regionais e estaduais acontecem entre junho e setembro. A primeira fase será realizada no dia 8 de junho e a segunda, em 24 de agosto. A fase nacional está programada para o período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Neste ano, a novidade fica por conta do “nível zero”, direcionado a alunos com idade entre 6 e 8 anos. Em 2017, a organização registrou 142 mil alunos inscritos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. A OBR tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).