Oito em cada dez aprovados nas Fatecs estudaram em escola pública

Relatório socioeconômico aponta ainda que maioria dos ingressantes é do sexo masculino, solteiro, ativo no mercado de trabalho e com renda familiar de até três salários mínimos

4 de agosto de 2023 8:00 am Relatório Socioeconômico, Vestibular

Levantamento é realizado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelo processo seletivo | Foto: Roberto Sungi

Os candidatos aprovados no Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), são, na maioria, do sexo masculino (65%), solteiros (77%), ativos no mercado de trabalho (70%) e com renda familiar de até 3 salários mínimos (61%). Além disso, 79% deles cursaram integralmente o Ensino Médio em uma escola pública, sendo 13% do total, egressos de uma Escola Técnica Estadual (Etec). Os dados fazem parte do Relatório Socioeconômico, levantamento realizado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelo processo seletivo.

Dos novos ingressantes, 45% estão na faixa etária de 18 a 23 anos e outros 20% têm entre 24 e 28 anos. Ainda segundo a pesquisa, 33% cursam ou já cursaram o Ensino Superior. O Relatório aponta também que mais da metade dos candidatos já realizou um curso de Qualificação Profissional – 30% deles em uma Etec.

Para 64% dos novos alunos do segundo semestre de 2023, a graduação superior tecnológica das Fatecs foi escolhida para ampliar as perspectivas de carreira e o desempenho profissional. Evidenciando a tendência pela capacitação contínua, 31% dos candidatos aprovados já sinalizam a intenção de fazer uma pós-graduação ou um curso MBA (Master in Business Administration) no futuro.