Minha Chance inicia curso de Gasista para mulheres

Iniciativa pretende formar 60 mulheres de baixa renda da comunidade que também receberão uma bolsa-auxílio; cerimônia online de abertura do curso foi realizada na noite de segunda-feira (3)

5 de maio de 2021 8:00 am Institucional

Curso aborda conhecimentos básicos da profissão, como manutenção e instalação de equipamentos e tubulações | Foto: Pixabay

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Começaram nesta semana as aulas do curso de qualificação profissional de Gasista, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDE) em parceria com a Comgás. A iniciativa faz parte do programa Minha Chance e pretende formar 60 mulheres de baixa renda da comunidade que também receberão uma bolsa-auxílio para colaborar com a rotina de estudos. A cerimônia online de abertura foi realizada na noite de segunda-feira (3) e contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá.

O conteúdo do curso foi elaborado com apoio do CPS e aborda conhecimentos básicos da profissão, como manutenção, testagem, instalação de equipamentos e tubulações de gás natural nos segmentos residencial e comercial. A qualificação tem duração de quatro meses com aulas presenciais e online, ministradas à noite e aos sábados pela manhã, além de atividades em laboratórios da Comgás. O horário das aulas e a grade curricular foram feitos de acordo com a rotina da mulher, possibilitando aliar os estudos a outras funções do dia-a-dia.

“Esse curso é uma quebra de paradigmas. Ele não só mostra a importância do ensino profissional, mas também que lugar da mulher é onde ela quiser. É uma honra e orgulho ver esta iniciativa com foco nas mulheres. Parabéns a todas as alunas”, afirmou Patricia Ellen.

“Muitas necessidades e desafios que as mulheres enfrentam no cotidiano são diferentes dos homens. Isso nos dá outro olhar para as experiências de vida, inclusive no trabalho. A convivência com pessoas que possuem repertório variado estimula a criatividade. É a diversidade que gera inovação”, disse Laura Laganá.

“O curso reforça o compromisso da Comgás em estar perto das pessoas e ajudá-las em seu desenvolvimento. É uma grande oportunidade para as mulheres que desejam uma qualificação profissional para se inserir no mercado de trabalho. E o setor, claro, também se beneficia, com maior diversidade de profissionais capacitadas”, destacou Carla Sautchuk, primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de Operações e Serviços da Comgás.

Minha Chance

O Programa Minha Chance é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da SDE e do CPS, que visa capacitar estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além da comunidade em geral, em colaboração com a iniciativa privada. O objetivo é estimular a geração de emprego e renda. Os cursos são elaborados em parceria com as empresas e o setor produtivo tem a vantagem de direcionar as vagas a profissionais com boa formação. As empresas interessadas podem fazer o cadastro pelo site minhachance.sp.gov.br.