Mais de 60 alunos das Fatecs vão estudar no exterior pelo Ciência sem Fronteiras

Até setembro, mais de 60 alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) deixam o Brasil com destino ao Austrália ,Canadá, Coréia do Sul, Espanha, EUA, França , Hungria, Irlanda e Reino Unido. Aprovados pelo […]

1 de março de 2013 3:24 pm Institucional

Alunos da Fatec Taquaritinga, unidade recordista do Centro Paula Souza, com 13 selecionados para o programa

Até setembro, mais de 60 alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) deixam o Brasil com destino ao Austrália ,Canadá, Coréia do Sul, Espanha, EUA, França , Hungria, Irlanda e Reino Unido. Aprovados pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), os estudantes vão cursar um ano de graduação sanduíche — pela qual parte do curso é realizada no Brasil e parte no exterior. Eles viajam com bolsas que incluem mensalidade, auxílio-instalação, passagens aéreas e seguro saúde.

Esta é a segunda turma de alunos das Fatecs selecionada pelo CsF. Em 2012, foram 10 estudantes. Para o coordenador geral do programa no Centro Paula Souza, Nilo Vieira, o salto se deu principalmente pelo trabalho de divulgação dos professores em suas unidades, bem como por uma maior dedicação dos estudantes, sobretudo no estudo do inglês. “Essa é a chave para a aprovação”, informa Vieira.

A unidade de Taquaritinga é o destaque entre as mais de 20 Fatecs com bolsistas: recorde de 13 selecionados, sendo 11 para o Reino Unido e os demais para os EUA e Austrália. Todos de Tecnologia da Informação, não por coincidência uma área em que conhecer ao menos um pouco de inglês é fundamental. Do total  de alunos das Fatecs aprovados pelo programa, mais de 60% são de TI.

Estudante do quinto semestre do curso de Sistemas de Navegação da Fatec-Jahu, Renata Machado de Andrade foge da regra não só por representar uma área diferente da maioria dos selecionados, como também pela escolha do destino: vai para a  Korea University, uma das três universidades mais prestigiadas da Coréia do Sul. “O país é referência na minha área, com os estaleiros que estão entre os maiores do mundo e grandes companhias de navegação”.

Chamada especial para tecnólogos

As inscrições para a próxima edição do Ciência sem Fronteiras vão até 8 de julho. São 10 opções de países e os pré-requisitos são: nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo um semestre e estar, no máximo, no penúltimo semestre do curso, no momento previsto da viagem; apresentar proficiência no idioma do país de destino; e possuir bom desempenho acadêmico. EUA e Canadá têm programas destinados especialmente a tecnólogos.  Inscrições, regulamento e demais informações estão no site do programa.

Os interessados também podem se inscrever com o professor de inglês ou o coordenador institucional do programa Ciência sem Fronteiras de cada Fatec. Os alunos devem informar sua inscrição no site www.nrifatec.wordpress.com. O Programa Fullbright oferece teste gratuito de proficiência de língua inglesa Toefl-ITP.

O Ciência sem Fronteiras é realizado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Alunos das Fatecs aprovados no programa Ciência sem Fronteiras
(até 18 de junho):