Livro retrata papel do Grupo de Supervisão do CPS

Obra aborda o trabalho do Grupo de Supervisão Educacional da instituição e os resultados das ações de apoio à gestão das Etecs; exemplares impressos serão encaminhados para as unidades e versão em pdf está disponível na internet

17 de novembro de 2021 12:38 pm Etec, Institucional

Publicação foi lançada durante live organizada pela Cetec e está disponível nas versões online e impressa | Foto: Divulgação

A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) lançou o livro Educação Profissional e Supervisão Educacional: Desafios, Concepção, Implantação e Resultados. A obra aborda o trabalho do Grupo de Supervisão Educacional (GSE) do CPS e os resultados das ações de apoio à gestão das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Exemplares da publicação impressa serão encaminhados para todas as Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e a versão em pdf está disponível na internet.

O anúncio foi feito na terça-feira (16), durante uma live no canal da Cetec no Youtube. O evento online contou com a participação da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; do coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo; da diretora do Grupo de Supervisão Educacional, Sabrina Rodero Ferreira Gomes; da coordenadora de projetos da Cetec Capacitações, Bruna Fiore; e dos autores do livro: a ex-diretora do GSE e atual professora responsável pela implantação do Projeto de Regionalização do CPS, Sônia Regina Corrêa Fernandes; o gestor pedagógico regional do GSE em São José do Rio Preto, Geraldo José Sant’Anna; e a gestora da Área Pedagógica do GSE, Amneris Ribeiro Caciatori.

Composta por sete capítulos, divididos em 184 páginas, a publicação traça um panorama sobre o papel da Supervisão Educacional na trajetória do CPS e sua relação com a qualidade de ensino oferecido pelas Etecs. “O livro vem coroar o trabalho excelente que as equipes de Supervisão têm desenvolvido ao longo dos anos. O diferencial do modelo do CPS é o foco no processo de ensino-aprendizagem e no planejamento a partir de indicadores, fatores fundamentais para o bom desempenho das nossas escolas”, ressaltou Laura Laganá.

Para o coordenador do Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades de Araújo, a obra representa um marco na consolidação do atual formato do GSE. “Trata-se de um importante registro para que as próximas gerações possam enxergar mais adiante a partir de um histórico de sucesso”, afirmou.

“A Supervisão do CPS é considerada referência entre as instituições de ensino. A publicação serve de guia para gestores escolares em busca de soluções integradas para garantir os resultados satisfatórios, a frequência e a permanência dos estudantes nos cursos”, explicou Sônia Fernandes.