Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza abre inscrições para embarque no 2º semestre

As inscrições para o próximo semestre do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza vão até 14 de junho, às 17 horas. Os alunos que estão concluindo cursos técnicos (incluindo ensino a distância) e […]

16 de maio de 2013 2:24 pm Institucional

Alunos do Centro Paula Souza que fizeram intercâmbio em São Francisco, nos Estados Unidos. / Divulgação.

As inscrições para o próximo semestre do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza vão até 14 de junho, às 17 horas. Os alunos que estão concluindo cursos técnicos (incluindo ensino a distância) e de graduação tecnológica nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais neste semestre podem fazer sua inscrição pela internet. São oferecidas 255 vagas nesse processo seletivo do programa.

Será escolhido o melhor aluno concluinte de cada unidade de ensino do Centro Paula Souza para um curso de imersão na língua inglesa nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Para mensurar o desempenho do estudante serão considerados diversos critérios, como notas, frequência e disciplina. Veja mais informações.

A partir de 10 de julho, será divulgada uma lista com os cinco primeiros colocados por unidade. O Centro Paula Souza entrará em contato com o aluno selecionado. Para esclarecer eventuais dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco.

Este ano o programa oferece 510 vagas para alunos e 100 para professores que vão estudar nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Em 2013, o valor do investimento do Governo do Estado no intercâmbio é de R$ 10,1 milhões.

Intercâmbio cultural

Os intercambistas farão curso intensivo de língua inglesa, com as despesas pagas, incluindo bolsa de estudos, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno e seguro saúde, com exceção dos custos com passaporte e visto que são responsabilidade dos participantes.

Nesta quinta, 16, e sexta-feira, 17, embarcam intercambistas para Auckland, na Nova Zelândia. No sábado, 18, mais três grupos embarcam para Chicago, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Outros quatro grupos de alunos viajam em 1º de junho para Boston, Glendora, Rancho Palos Verdes e São Francisco, nos Estados Unidos, totalizando 255 intercambistas no primeiro semestre.

A viagem dos docentes selecionados está prevista para 29 de junho. O grupo de 50 professores de inglês estudará em Londres. Os docentes de áreas diversas serão divididos em dois grupos com destino para Chicago e São Francisco, nos Estados Unidos.

O Centro Paula Souza oferece o intercâmbio pelo terceiro ano consecutivo. Nas duas últimas edições, foram contemplados 1.000 alunos de Etecs e Fatecs, 150 professores de inglês e 50 docentes de áreas técnicas.

Novidades 2013

Nesta edição, além da inclusão da Nova Zelândia como destino de parte dos intercambistas, o programa conta com novidades que beneficiam os alunos participantes, pais e a equipe do Centro Paula Souza, responsável pelo gerenciamento do intercâmbio cultural.

As escolas que vão receber os jovens possuem infraestrutura e metodologia de ensino mais modernas e sofisticadas. Entre os estudantes dessas unidades apenas de 3% a 5% são brasileiros – o que proporciona aos alunos das Etecs e Fatecs contato com estudantes que não falam português. A carga horária de estudos foi ampliada de 20 horas para 25 horas semanais.

Entre as atividades extracurriculares das escolas estão os passeios para que os intercambistas tenham mais informações sobre a cidade e visita a uma empresa da região. Serão promovidas gincanas para incentivar os alunos a conhecerem o local em que estão fazendo intercâmbio.

Em cada cidade com intercambistas de Etecs e Fatecs haverá um representante da Terramar Turismo e Eventos, empresa vencedora da licitação do intercâmbio cultural, exclusivamente para atender demandas do programa.

Por meio de um site, os pais dos alunos e os funcionários do Paula Souza responsáveis pelo programa poderão acompanhar de perto o intercâmbio. Esse sistema dará acesso aos cadastrados a documentos, cronograma de atividades, orientações, fotos e localização da escola e da casa em que o aluno estará hospedado.

Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.