Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza abre inscrições para embarque no 2º semestre

Intercâmbio Cultural Do Centro Paula Souza Abre Inscrições Para Embarque No 2º Semestre
Alunos do Centro Paula Souza que fizeram intercâmbio em São Francisco, nos Estados Unidos. / Divulgação.

As inscrições para o próximo semestre do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza vão até 14 de junho, às 17 horas. Os alunos que estão concluindo cursos técnicos (incluindo ensino a distância) e de graduação tecnológica nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais neste semestre podem fazer sua inscrição pela internet. São oferecidas 255 vagas nesse processo seletivo do programa.

Será escolhido o melhor aluno concluinte de cada unidade de ensino do Centro Paula Souza para um curso de imersão na língua inglesa nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Para mensurar o desempenho do estudante serão considerados diversos critérios, como notas, frequência e disciplina. Veja mais informações.

A partir de 10 de julho, será divulgada uma lista com os cinco primeiros colocados por unidade. O Centro Paula Souza entrará em contato com o aluno selecionado. Para esclarecer eventuais dúvidas, entre em contato pelo Fale Conosco.

Este ano o programa oferece 510 vagas para alunos e 100 para professores que vão estudar nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. Em 2013, o valor do investimento do Governo do Estado no intercâmbio é de R$ 10,1 milhões.

Intercâmbio cultural

Os intercambistas farão curso intensivo de língua inglesa, com as despesas pagas, incluindo bolsa de estudos, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno e seguro saúde, com exceção dos custos com passaporte e visto que são responsabilidade dos participantes.

Nesta quinta, 16, e sexta-feira, 17, embarcam intercambistas para Auckland, na Nova Zelândia. No sábado, 18, mais três grupos embarcam para Chicago, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Outros quatro grupos de alunos viajam em 1º de junho para Boston, Glendora, Rancho Palos Verdes e São Francisco, nos Estados Unidos, totalizando 255 intercambistas no primeiro semestre.

A viagem dos docentes selecionados está prevista para 29 de junho. O grupo de 50 professores de inglês estudará em Londres. Os docentes de áreas diversas serão divididos em dois grupos com destino para Chicago e São Francisco, nos Estados Unidos.

O Centro Paula Souza oferece o intercâmbio pelo terceiro ano consecutivo. Nas duas últimas edições, foram contemplados 1.000 alunos de Etecs e Fatecs, 150 professores de inglês e 50 docentes de áreas técnicas.

Novidades 2013

Nesta edição, além da inclusão da Nova Zelândia como destino de parte dos intercambistas, o programa conta com novidades que beneficiam os alunos participantes, pais e a equipe do Centro Paula Souza, responsável pelo gerenciamento do intercâmbio cultural.

As escolas que vão receber os jovens possuem infraestrutura e metodologia de ensino mais modernas e sofisticadas. Entre os estudantes dessas unidades apenas de 3% a 5% são brasileiros – o que proporciona aos alunos das Etecs e Fatecs contato com estudantes que não falam português. A carga horária de estudos foi ampliada de 20 horas para 25 horas semanais.

Entre as atividades extracurriculares das escolas estão os passeios para que os intercambistas tenham mais informações sobre a cidade e visita a uma empresa da região. Serão promovidas gincanas para incentivar os alunos a conhecerem o local em que estão fazendo intercâmbio.

Em cada cidade com intercambistas de Etecs e Fatecs haverá um representante da Terramar Turismo e Eventos, empresa vencedora da licitação do intercâmbio cultural, exclusivamente para atender demandas do programa.

Por meio de um site, os pais dos alunos e os funcionários do Paula Souza responsáveis pelo programa poderão acompanhar de perto o intercâmbio. Esse sistema dará acesso aos cadastrados a documentos, cronograma de atividades, orientações, fotos e localização da escola e da casa em que o aluno estará hospedado.

Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.