Filtro de Daltonismo

Inscrições prorrogadas para o Profnit, parceria entre CPS e Unesp

Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação é um mestrado profissional, presencial e gratuito; novo prazo termina dia 25

20 de agosto de 2024 11:48 am Cursos, Institucional, Parcerias, Pós-Graduação, Programas

Fruto de uma parceria do CPS com a Unesp, curso de mestrado terá início em 2025, em Botucatu | Arte: Divulgação

Foram prorrogadas até domingo (25) as incrições para o programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), mestrado profissional, stricto sensu, presencial e gratuito, com início das aulas em 2025. O candidato pode se inscrever pelo link: https://www.profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-2025/.

A parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) inaugura um novo ponto focal da rede Profnit na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. “Podem se inscrever profissionais formados em todas as áreas do conhecimento sem restrição. Não é necessário ter vínculo com o CPS, com a Unesp ou com qualquer outro Instituto de Ciência e Tecnologia. Também são bem-vindos profissionais do mercado”, explica o diretor da Agência de Inovação da Unesp e conselheiro do CPS, professor Saulo Philipe Sebastião Guerra.

Criado em 2016, pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), a rede Profnit visa desenvolver o ecossistema de inovação na região em que está localizado, sendo avaliado com conceito 4 pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As aulas terão início em 2025, com um corpo docente formado por professores da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira, e das Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira (Unesp), das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Botucatu, Catanduva e Pompeia.

“São professores com experiência em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Gestão de Ambientes de Inovação e Gestão da Inovação”, diz.

Sobre o curso

O mestrado engloba estudos sobre as competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e política institucional de inovação tecnológica de acordo com o arcabouço legal e políticas setoriais. Também aborda estímulo à proteção das criações, resultados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, busca de anterioridade, processamento e manutenção dos títulos de Propriedade Intelectual nas diversas áreas do conhecimento.

Integra ainda o programa a transferência de tecnologia nas suas diversas formas e nos vários setores estruturantes e seus inter-relacionamentos, identificação de nichos de mercado e ambientes de inovação de base tecnológica e suas interações sistêmicas, além do empreendedorismo e da identificação de gargalos e de oportunidades de mercado para transferir tecnologia adequadamente (inteligência competitiva), visando seu uso pela sociedade e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico nas esferas local, regional e global.

Compartilhe


Veja também