Inscrições para o Vestibular das Fatecs terminam nesta terça-feira

Prazo para quem deseja concorrer a uma vaga do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado vai até as 15 horas; prova será aplicada no dia 8 de janeiro

20 de dezembro de 2022 12:36 pm Vestibular

Processo seletivo oferece mais de 18,7 mil vagas para estudar em unidades distribuídas por todas as regiões do Estado | Foto: Roberto Sungi

Esta é a última chance para se candidatar e garantir uma vaga para estudar de forma gratuita em uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), no primeiro semestre de 2023. O prazo de inscrição, exclusivamente pela internet, vai até às 15 horas desta terça-feira (20). A prova do Vestibular das Fatecs será aplicada no dia 8 de janeiro de 2023.

O processo seletivo oferece mais de 18,7 mil vagas para estudar em unidades distribuídas por todas as regiões do Estado de São Paulo. Para concorrer, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio regular ou equivalente, comprovando a conclusão até a data da matrícula.

Inscrições

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. É preciso preencher a ficha e o questionário socioeconômico. Feito isso, o candidato deve pagar a taxa no valor de R$ 91 em dinheiro em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta getnet, disponível no site do Vestibular. O pagamento deve ser feito também até hoje (20/12).

Após o preenchimento do formulário de inscrição, é preciso escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse do candidato, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período. Os cursos, vagas, períodos e unidades participantes estão disponíveis no site do processo seletivo e na página do Centro Paula Souza (CPS). O detalhamento do processo seletivo pode ser lido na Portaria.

Caso o candidato não tenha acesso a computador e internet, as Fatecs de todo o Estado disponibilizam os equipamentos para que seja realizada a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar data e horário disponíveis, antes de ir ao local.

Inclusão

candidato com deficiência ou que necessite de condições especiais para fazer a prova deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, em link específico na Área do Candidato. Isso deve ser feito, impreterivelmente, até às 15 horas do dia 20 de dezembro. É possível solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou local adaptado para fazer o exame. Também podem solicitar condições especiais candidatos de unidades prisionais e candidatas em fase de amamentação.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informá-lo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar, durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

É de inteira responsabilidade do interessado o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio de documentos e o cumprimento dos prazos estipulados.

Confira outras datas do calendário do Vestibular das Fatecs:

  • Até as 15 horas de 20 de dezembro: Inscrição para o processo seletivo;
  • 5 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação dos locais de prova;
  • 8 de janeiro de 2023 – às 13 horas: Exame do Vestibular;
  • 9 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação do gabarito oficial
  • 18 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral e primeira lista de convocação;
  • 19 e 20 de janeiro de 2023: Matrícula da primeira lista de convocados por meio do “Sistema de Matrícula Remota”;
  • 30 de janeiro de 2023 – a partir das 15h: Divulgação da segunda lista de convocação;
  • 31 de janeiro de 2023: Matrícula da segunda lista de convocação e envio de documentos.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Compartilhe


Veja também