Futuras Cientistas seleciona professoras e alunas de nível médio

São oferecidas 470 vagas em programa para incentivar participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática; inscrições até 4 de setembro

28 de agosto de 2023 11:26 am Institucional

Ofertado em todo o Brasil desde 2022, o Programa seleciona 460 alunas para aulas presenciais e online | Foto: Divulgação

Criado em 2012 pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa Futuras Cientistas foi ampliado para todo o território nacional em 2022 e está com inscrições abertas até as 16 horas do dia 4 de setembro para a edição 2024 pelo link: linktr.ee/futurascientistas.

São 470 vagas oferecidas para alunas do segundo ano do Ensino Médio e professoras do mesmo nível das redes públicas estaduais de educação. Com 10% das oportunidades reservadas a pessoas com deficiência, o programa destina 160 vagas a alunas de escolas regulares, 160 para estudantes de tempo integral, semi-integral ou ensino técnico e 150 para docentes.

Ao longo do ano, o programa, que acontece em 47 universidades e institutos de pesquisa, com aulas presenciais e on-line, cumpre quatro etapas: imersão científica (durante o mês de janeiro), banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados. As alunas selecionadas recebem uma ajuda mensal de 483 reais e kits para a realização dos trabalhos necessários.

O Futuras Cientistas nasceu para estimular a participação feminina nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, reconhecidas pela sigla STEM, do inglês. Dados da Unesco, órgão das Organização das Nações Unidas (ONU) para a Ciência, a Arte e a Cultura indicam que a presença das mulheres nessas ocupações é de apenas 31%.

Compartilhe


Veja também