Inscrições para o Prêmio Ciência para Todos estão abertas até 26 de junho

Serão aceitos projetos de pesquisa de professores e alunos da rede pública, em qualquer área de conhecimento, que proponham soluções de problemas por meio da ciência

14 de junho de 2023 11:53 am Institucional

Professora Laura Laganá, o secretário Vahan Agopyan e alunos na cerimônia de lançamento do Prêmio Ciência Para Todos. | Foto: Divulgação

Foi com o propósito de incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas públicas, bem como promover o engajamento de aplicações da ciência na educação e na vida que o Prêmio Ciência para Todos foi criado. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação Roberto Marinho por meio do Canal Futura.

A segunda edição está com inscrições abertas até o dia 26 de junho e poderão participar professores e estudantes matriculados na rede pública de ensino do Estado de São Paulo que se enquadrem em uma das categorias abaixo:

  • Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) do Ensino Regular;
  • Ensino Médio (1ª à 3ª série) do Ensino Regular;
  • Ciclo finais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Ciclo do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Ensino Médio (1ª à 3ª série) do Ensino Médio Técnico e Profissionalizante.

Em 2023, serão selecionados projetos de pesquisa de qualquer área do conhecimento, que utilizem métodos da ciência para propor soluções de problemas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos deverão cumprir alguns requisitos como: identificar um problema concreto na comunidade, formular hipóteses, revisitar a literatura e apresentar propostas de intervenção antes de apresentar soluções, informar seus resultados e as conclusões em formato de vídeo. Serão três etapas de avaliação e cerimônia de premiação que está agendada para 25 de outubro.

Cerimônia de Lançamento

O lançamento do Prêmio Ciência para Todos aconteceu no Boulevard do Parque da Ciência, localizado no Instituto Butantan, em São Paulo, e contou com a presença de Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza; Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; Renato Feder, secretário da Educação do Estado de São Paulo; Fernando Padula Novaes, secretário municipal de Educação de São Paulo; João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho; Marco Antonio Zago, Presidente da FAPESP e Esper Kállas, diretor do Instituto Butantan.

Calendário:
Inscrições: De 26 de maio a 26 de junho.
Edital: https://www.futura.org.br/cienciaparatodos/
Formação para escrita de projetos e criação de vídeos:
Etapa 1 – entrega do projeto escrito de pesquisa: Até 30 de junho de 2023
Divulgação dos projetos selecionados para a etapa 2: 25 de julho de 2023
Etapa 2 – entrega do relatório da pesquisa e registro audiovisual: Até 30 de setembro de 2023
Divulgação dos projetos finalistas nas 5 categorias: 16 de outubro de 2023
Divulgação dos projetos vencedores nas 5 categorias: 21 de outubro de 2023
Evento de premiação: 25 de outubro de 2023

Compartilhe


Veja também