Olimpíada Brasileira do Saber: inscrições vão até dia 16

Podem participar da competição estudantes com até 18 anos, matriculados do nono ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio

7 de março de 2022 10:08 am Etec

Organizada em três fase, competição tem por objetivo despertar aptidões em jovens talentos l Foto: Divulgação

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições de ensino públicas e privadas, podem participar da sétima edição da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS). As inscrições vão até 16 de março e são direcionadas a alunos com até 18 anos, matriculados do nono ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio.

A OBS tem por objetivo despertar aptidões em jovens talentos e estimular o interesse por arte, matemática, raciocínio lógico, língua estrangeira, atualidades, ciência e tecnologia. A competição ocorre desde 2014.

A olimpíada científica é realizada em três etapas. Na primeira e segunda fase, são aplicadas provas objetivas individuais pelas escolas participantes. Na terceira etapa, uma equipe por escola participa de diversas provas, desafio aquático, gincanas, competições de robôs, quizzes e debates. Os desafios incluem questões como: aprimoramento do raciocínio lógico matemático, argumentação, montagem, debate e estímulo à criatividade.

O aluno que tiver interesse em participar deve procurar o professor ou coordenador representante da unidade na OBS para realizar a inscrição. Não há limite de participantes por escola na primeira fase. Já na última etapa serão selecionados entre três e sete estudantes para representar a unidade de ensino.

Para conferir o regulamento completo da Olimpíada Brasileira do Saber, acesse aqui.

Desempenho Etecs na edição 2021

Os estudantes das Etecs conquistaram 149 medalhas na edição 2021 da Olimpíada Brasileira do Saber. Foram 5 medalhas de ouro, 34 de prata e 110 de bronzes, além de 98 menções honrosas, totalizando 247 estudantes condecorados.

VII Olimpíada Brasileira do Saber (OBS)

Informações: https://obssaberes.org/
Inscrições: de 10 de janeiro a 16 de março de 2022