Inscrições para Febrace são prorrogadas até 15 de dezembro

Interessados em participar devem estar matriculados no Ensino Médio ou Técnico e ter, no máximo, 20 anos; projetos podem ser elaborados individualmente ou em grupo, com supervisão de um professor

26 de novembro de 2020 10:16 am Etec, Projetos

Em 2020, Centro Paula Souza participou do evento com 12 equipes de 9 unidades e conquistou 5 prêmios | Foto: Divulgação

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até o dia 15 de dezembro para se inscrever para a 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento é promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp) Os projetos devem ser submetidos pelo site.

Diante das incertezas relacionadas ao controle da pandemia ocasionada pela Covid-19, a mostra de projetos vai ocorrer no formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março de 2021.

Os interessados em participar devem estar matriculados no Ensino Médio ou Técnico e ter, no máximo, 20 anos. Os projetos submetidos precisam se enquadrar nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias e podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.

Serão escolhidos 300 finalistas para participar da mostra virtual e os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, diversas instituições públicas e privadas oferecem prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais.

O prêmio Regeneron ISEF oferece credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Internacional Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), com previsão de ser realizada em maio de 2021, nos Estados Unidos.

Participação

Em 2020, as Etecs conquistaram cinco prêmios na Febrace. O CPS participou com 12 equipes de 9 unidades. O projeto Telha fotovoltaica de fibra de coco e prolipropileno, dos alunos do curso Técnico de Química integrado ao Médio da Etec Irmã Agostina, da Capital, ficou em segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. As Etecs Bento Quirino (Campinas), Lauro Gomes (São Bernardo do Campo) e Júlio de Mesquita (Santo André) também foram premiadas nas categorias Destaque, Engenharia, Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra.   

Serviço
19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)
Data:
 15 a 27 de março de 2021
Inscrições: Até 15 de dezembro, pelo site

Compartilhe


Veja também