Inscrições abertas para o programa Jovens Embaixadores

Alunos de Etecs e de outras instituições podem se inscrever até o dia 7 de março; caso a pandemia de Covid-19 impeça a realização do intercâmbio presencial, organizadores farão atividades virtuais

15 de fevereiro de 2021 12:13 pm Etec, Institucional

Participantes da edição do ano passado antes do embarque para os Estados Unidos | Foto: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do programa Jovens Embaixadores. A iniciativa seleciona estudantes de Ensino Médio da rede pública com perfil de liderança, bom desempenho, inglês fluente e engajamento em iniciativas de impacto social. Alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e de outras instituições, entre 15 e 18 anos, podem se inscrever até dia 7 de março no site jovensembaixadores.org.br.

Promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), com coordenação da embaixada e consulados norte-americanos no Brasil, o programa dispõe de 33 vagas para todo o País. De acordo com o edital, o comitê de seleção buscará escolher ao menos um finalista de cada Estado, a fim de garantir maior representatividade e diversidade regional.

O embarque está programado para julho de 2021. Devido à pandemia da Covid-19 e as restrições de viagens, o intercâmbio presencial ainda depende de aprovação pelo Departamento de Estado dos EUA. Caso não seja possível, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em “formato virtual bastante interativo e inovador”, de acordo com os organizadores.

As atividades estão previstas para ocorrer entre 3 e 17 de julho. Pela programação original, na primeira semana, os estudantes conhecem a capital do Distrito de Colúmbia, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e reúnem-se com representantes do governo norte-americano. Em seguida, os participantes viajam para uma outra cidade, ainda a ser definida, onde haverá atividades relacionadas ao tema do programa, visita a projetos de empreendedorismo jovem e apresentações sobre o Brasil.

Requisitos

Para concorrer a uma vaga no processo seletivo é necessário ser brasileiro; ter entre 15 e 18 anos; ser aluno do Ensino Médio na rede pública e já ter cursado pelo menos o primeiro  ano do Ensino Médio em 2020; inglês fluente; pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos EUA; renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo; excelente desempenho escolar; ser comunicativo e ter perfil de liderança; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; bem como estar atualmente engajado em iniciativas de impacto social por pelo menos seis meses.

Compartilhe


Veja também