Começam na próxima segunda-feira, 6 de maio, e vão até 30 de agosto as inscrições, exclusivamente pelo site, para o Prêmio Jovem Cientista 2013. A iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) conta […]
Começam na próxima segunda-feira, 6 de maio, e vão até 30 de agosto as inscrições, exclusivamente pelo site, para o Prêmio Jovem Cientista 2013. A iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho (FRM), Gerdau e General Eletric (GE).
Com o título Água, os desafios para a sociedade, a 27ª edição tem como objetivo estimular a reflexão e a pesquisa, além de revelar novos talentos que apresentarem ideias tecnológicas e soluções inovadoras para as questões relacionadas ao tema do prêmio.
É possível se inscrever em quatro categorias, desde que o candidato preencha os requisitos para cada finalidade: Ensino Médio (inclui o técnico)– é necessário estar matriculado em escolas públicas, privadas, ou técnicas e ter menos de 25 anos; Ensino Superior – o jovem deve cursar este nível de ensino e ter menos de 30 anos; Graduados – além de ter concluído a graduação, é preciso ter menos de 40 anos; e categoria Mérito Institucional – voltada a instituições de Ensino Superior ou Médio que tenham o maior número de trabalhos com mérito científico, de candidatos inscritos nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior ou do Ensino Médio.
Os candidatos das Etecs e Fatecs devem desenvolver projetos com a supervisão de professores. Para saber mais sobre as linhas de pesquisa, acesse o site ou página do Facebook.
Em 2011, Ana Gabriela Ramos, aluna do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, venceu a categoria Ensino Médio. O projeto Embalagens ecológicas para mudas, foi orientado por Erica Bortolotti.