Grupo de Etec projeta sistema para detecção de furto de energia

Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrônica da Etec Bento Quirino ganhou destaque entre os dez finalistas da 14ª Feteps

27 de fevereiro de 2023 9:22 am Etec, Projetos

Além da orientação do TCC, professores incentivaram participação dos alunos em feiras de ciências externas | Foto: Divulgação

Você sabe quem paga a conta de luz quando a energia que sai dos transformadores das concessionárias é furtada ou tem o consumo fraudado? Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, fizeram uma pesquisa para encontrar essa resposta e, com surpresa, perceberam que a maioria dos entrevistados acredita que o prejuízo com os ‘gatos’, como são popularmente conhecidos esses desvios de energia, é das próprias empresas de energia. O fato é que o custo das fraudes é dividido entre todos os outros consumidores.

Ao escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no ano passado, o grupo de alunos chegou a esse problema, que, infelizmente, é comum no país. Além da necessidade de uma solução, perceberam que o assunto está relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, que pretende garantir o acesso a energia barata, confiável e sustentável.

Com isso, a estudante Nicole Evellyn dos Santos e os colegas Heloísa Ramalho Rangel e Arthur Matheus dos Santos, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrônica, desenvolveram o Sistema para Detecção de Desvios na Energia Elétrica Consumida (CEED). Trata-se de uma ferramenta que monitora em tempo real quanto sai de energia dos transformadores das concessionárias e distribuidoras do setor e o quanto cada relógio medidor recebe. “Com o CEED, quando os valores não batem, é possível identificar qual o imóvel que tem o desvio e quanto de energia está sendo furtado da distribuidora”, explica Nicole.

Nicole diz que novas aplicações podem ser empregadas ao sistema para tornar a ferramenta mais completa e funcional aos usuários. “Aprimorar o projeto e torná-lo acessível pode beneficiar as concessionárias e, principalmente, os consumidores, que terão a chance de pagar menos na conta de luz.”

Como o grupo concluiu o curso no final de 2022, os jovens doaram o TCC à escola e esperam que outros alunos se interessem em dar continuidade ao CEED. “Deixamos diretrizes para o melhoramento da ferramenta e tenho certeza que melhorias podem ser implementadas e parcerias com concessionárias podem ser feitas para testar o sistema na prática, em grande escala.”

Para que fosse possível visualizar como o sistema funcionaria em uma situação real, os alunos montaram uma maquete. Assista abaixo ao vídeo com a demonstração:

Uma das orientadoras do grupo, que atuou na elaboração do trabalho acadêmico, a professora Regina Morishigue Kawakami, conta que quando Nicole apresentou a ideia, ainda no segundo ano do Ensino Médio, percebeu que seria um tema promissor. “Nós abraçamos a proposta e vimos o potencial, porque além de ser um tema bem adaptado e adequado ao curso, tem uma vertente social.”

Fazer um TCC é só uma das etapas dos cursos das Etecs. Na Bento Quirino, também há a fase de preparação para eventos externos de ciências. “Os TCCs são projetos para o mundo e as participações em feiras são incríveis para o desenvolvimento dos alunos. Eles voltam para a escola encantados, veem outros projetos, outros estudantes, amadurecem e isso tudo contribui para o desenvolvimento deles para o mundo acadêmico e para o mercado.”

O Sistema para Detecção de Desvios na Energia Elétrica Consumida foi apresentado nas seguintes feiras de ciências em 2022:

• 12ª edição da Bragantec;
  • 13ª Feira de Ciências e Tecnologia Bentotec;