Governo e Microsoft lançam programa para educação

O Governo do Estado de São Paulo e a Microsoft assinaram, nesta terça-feira, 14, parceria para promover a educação pública com apoio da tecnologia da informação, que beneficiará quase 6 milhões de alunos, professores, diretores, […]

14 de outubro de 2008 10:20 am Etec

O Governo do Estado de São Paulo e a Microsoft assinaram, nesta terça-feira, 14, parceria para promover a educação pública com apoio da tecnologia da informação, que beneficiará quase 6 milhões de alunos, professores, diretores, supervisores, dirigentes de ensino e professores-coordenadores da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, além do Centro Paula Souza.

O acordo, assinado com a presença do governador José Serra e do presidente mundial da Microsoft, Steve Ballmer, prevê que todos os alunos e professores de escolas estaduais, do ensino básico, técnico e tecnológico, passarão a ter e-mail gratuito e acesso a novas tecnologias digitais e a informações sobre educação e internet.

“É mais um passo para a consolidação da política do governo estadual de ampliar o acesso e a utilização da informática no nosso sistema de ensino”, declarou o governador.

Também participaram da cerimônia o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

O convênio não terá qualquer custo ao governo estadual, uma vez que o sistema será totalmente custeado pela Microsoft. Os e-mails poderão ser acessados de qualquer lugar, via webmail. O número de registro do aluno e o número do cadastro funcional dos professores serão as senhas de acesso ao site de criação das contas. A capacidade de cada e-mail será de cinco gibabites (5 GB). O programa tem a mesma tecnologia de bloqueio de lixo eletrônico utilizada pelos e-mails do Hotmail, que evita o recebimento de mensagens de risco.

“Dar aos jovens acesso à tecnologia é uma forma de transformar a educação e melhorar a sociedade”, avaliou Steve Ballmer.

Etecs e Fatecs

Além da implantação do sistema de comunicação eletrônica, a parceria prevê outros benefícios aos alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais:

– Acelerar a conexão entre aluno e mercado de trabalho, mediante: implantação do Programa de Capacitação dos alunos e aproximação dos empregadores com o apoio do governo estadual, o apoio aos cursos de extensão técnica pós-curso regular (especializações em desenvolvimento de Games e internet, Redes, Interoperabilidade, etc.) e o engajamento com os alunos da rede publica estadual por meio de cursos de formação profissional.

– Oferecer treinamento auto-instrucional a distância através do Programa Aluno Monitor e Programa Desafio Digital.

– Premiar o talento de professores e alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e da Educação Básica, por meio do Prêmio Professores Inovadores e da Imagine Cup.

O convênio vai beneficiar mais de 160 mil pessoas, entre alunos, ex-alunos e professores das unidades do Paula Souza. Os programas começam a ser implantados em dezembro.