Filtro de Daltonismo

Governo do Estado autoriza implantação da Etec de Guaíra

Futura unidade do Centro Paula Souza será a quarta Escola Técnica Estadual localizada na Região de Barretos, que conta também com duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs)

10 de junho de 2022 12:51 pm Etec

Investimento previsto do governo estadual em mobiliário e equipamentos para atender a futura Etec é de R$ 895.130,94 l Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (10), dentro da iniciativa Governo na Área, o governador Rodrigo Garcia assinou o “autorizo” para a implantação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Guaíra. Também participaram do evento em Barretos a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, entre outras autoridades.

A prefeitura de Guaíra indicou o prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Maria Auxiliadora Lelis Alves, onde funciona a classe descentralizada, para abrigar a Etec. Na parceria para a implantação da unidade, cabe ao município reformar, adequar e doar o imóvel que será a sede da Escola Técnica.

A previsão é de que a nova unidade do CPS ofereça os cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho, além de Administração e Desenvolvimento de Sistemas integrados ao Ensino Médio.

O investimento previsto do governo estadual em mobiliário e equipamentos para atender a futura Etec é de R$ 895.130,94. Entre os novos ambientes, a escola ganhará também uma Sala de Integração Criativa com Espaço Maker, novidade que está sendo implementada em todas as 224 Etecs e 75 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

A iniciativa integra um pacote de investimentos de R$ 145 milhões, com o intuito de modernizar salas de aulas e criar ambientes de incentivo à criatividade, com impressoras 3D, scanners 3D, mesas de corte a laser, notebooks, kits de Arduino, televisores de 65 polegadas, lousas e mobiliário.

Atualmente, Guaíra conta com oferta dos Ensinos Técnico e Integrado em três classes descentralizadas – uma em parceria com a prefeitura e duas pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação do Estado –, atendendo um total de 235 alunos.

Já na região estão presentes três Etecs, localizadas em Barretos, Bebedouros – esses dois municípios contam também com Faculdade de Tecnologia (Fatec) – e Olímpia.

Inscrições abertas!

Os interessados em estudar a partir do segundo semestre de 2022 em uma Etec ou Fatec já podem fazer as inscrições. O Vestibulinho das Etecs está com inscrições abertas até 13 de junho pelo site vestibulinhoetec.com.br. O valor da taxa é de R$ 39. Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever pelo endereço vestibularfatec.com.br até 28 de junho. A taxa é de R$ 91.

No processo seletivo para segundo semestre, as provas presenciais voltarão a fazer parte do calendário para o ingresso nas unidades do CPS. Nos quatro últimos processos seletivos, os exames foram substituídos pela análise de histórico escolar, em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, a fim de controlar a disseminação da Covid-19.