Governo debate desenvolvimento do setor de petróleo e gás

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promove no próximo dia 4 de dezembro (quinta-feira), o 6º Workshop que irá debater as […]

3 de dezembro de 2008 1:39 pm Institucional

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), promove no próximo dia 4 de dezembro (quinta-feira), o 6º Workshop que irá debater as principais demandas por formação de mão-de-obra visando os desafios da exploração de petróleo e GN no litoral paulista. O evento será no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O workshop contará com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, do secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, o chefe de gabinete da Secretaria de Ensino Superior, Geraldo di Giovanni, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza Laura Laganá, um representante da Fiesp, além de empresários, pesquisadores e especialistas sobre o tema.

O encontro pretende discutir a estruturação de cursos e grades curriculares para promover a capacitação adequada, por meio da expansão da oferta de formação técnica e superior do Centro Paula Souza, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, que administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs).

Apresentações

Realizações, desafios em São Paulo e cenários futuros – José Renato Ferreira de Almeida (Prominp)

Demandas de profissionais e a formação de mão-de-obra do setor de petróleo e gás – Joaquim Passos Maia (Abemi)

Atuação do Senai-SP para indústria de petróleo e gás – Claudemir Facco de Oliveira (Senai-SP).

Cespeg

A Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural do Estado de São Paulo foi criada em setembro de 2008, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.

Coordenada pelo governador José Serra, a comissão trabalha para consolidar a inteligência do petróleo em São Paulo, potencializar os benefícios econômicos e sociais das atividades de exploração, atender às demandas da cadeia produtiva do setor, fortalecer o parque industrial paulista para atender essa nova demanda e ampliar a pesquisa tecnológica e de inovação.

A Cespeg conta com a participação de pesquisadores, entidades empresariais, universidades, instituições da sociedade civil, prefeituras e oito secretarias de Estado, que atuam com base em nove eixos estruturantes, com a meta de tornar o Estado de São Paulo referência mundial em bioenergia, petróleo e gás natural.

Ficha Técnica

Workshop da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg)

Tema: Formação de mão-de-obra
Data: 04/12/2008
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Endereço: Av. Paulista, 1313 – 15º andar (salão nobre)
Informações e inscrições: www.desenvolvimento.sp.gov.br

Compartilhe


Veja também