Filtro de Daltonismo

Governo de SP lança Academia do Turismo com oferta de qualificação

Ação da Secretaria de Turismo conta com apoio do CPS e tem como foco atender à demanda crescente do setor, criando um ambiente favorável à geração de empregos 

6 de novembro de 2024 5:36 pm Ações, Institucional, Parcerias

Iniciativa foi lançada durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes | Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta quarta-feira (6) uma série de medidas para estimular o turismo no Estado. Entre as ações está a Academia do Turismo, que prevê a oferta de cursos de qualificação voltados para o setor. Liderada pela Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), a iniciativa conta com o apoio do Centro Paula Souza (CPS), além de outras instituições de ensino e pesquisa, empresas e associações. O objetivo é atender à demanda crescente do ramo, que abrange 52 áreas da economia. Entre as principais ações está o mapeamento de vagas para qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online, em 100 municípios.

“O trabalho no turismo está fazendo a diferença. Temos celebrado os resultados na nossa economia e reestruturando o Estado para dar um salto. Estamos celebrando um crescimento de PIB de 3,3% até setembro deste ano e o turismo representa 10% deste PIB”, afirmou o governador. “Temos que aproveitar a nossa diversidade e a nossa geografia para termos oportunidades como o turismo rural, o religioso, o náutico e o ferroviário. Esse Estado vai ser cada vez mais conhecido e visitado. São Paulo está de portas abertas para o Brasil”, completou.

A cerimônia de lançamento dos novos programas contou com as presenças da primeira-dama, Cristiane Freitas; do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena; do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado; da diretora-superintendente do Centro Paula Sauza (CPS), Laura Laganá; e do vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, além de representantes de entidades, organizações civis e empreendedores ligados ao ecossistema do turismo.

Frentes de qualificação

O setor de turismo emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores, com carteira assinada, no Estado de São Paulo, e deverá abrir mais 47 mil novos postos até o final do ano, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). 

“O turismo é uma das forças da economia paulista, responsável por aproximadamente 10% do PIB estadual, atrás apenas da construção civil, em termos de empregos gerados”, destacou o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. “Essa iniciativa visa atender a uma demanda urgente do setor, criando um ambiente favorável para a geração de empregos”, disse. 

O programa Academia do Turismo abrange diversas frentes de qualificação, desde a formação de alunos da educação básica, com disciplinas eletivas de turismo na rede pública, até o incentivo à pós-graduação e cursos rápidos de capacitação. A Setur-SP também aposta em inovação, promovendo desafios para startups, como hackathons, e mutirões de emprego, com o objetivo de tornar o setor mais inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento profissional. 

*Com informações da Secretaria de Turismo e Viagens

Compartilhe


Veja também