Governo do Estado anuncia obras na Etec de Ribeirão Preto

Projeto prevê construção do bloco pedagógico, da quadra poliesportiva e do restauro da Escola Técnica Estadual José Martimiano da Silva; investimento previsto do Estado nas obras é de R$ 40 milhões

20 de junho de 2022 12:55 pm Etec, Institucional

Investimento previsto do Governo do Estado nas obras é de R$ 40 milhões l Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (20), como parte da iniciativa Governo na Área, o governador Rodrigo Garcia assinou o “autorizo” para a construção de um novo bloco pedagógico e uma quadra poliesportiva, além de obras de restauro da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, localizada em Ribeirão Preto. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participaram do evento.

O investimento previsto do Governo do Estado nas obras é de R$ 40 milhões para a construção da quadra poliesportiva com arquibancada e do bloco pedagógico da Etec. O novo prédio vai abrigar 20 laboratórios (como os de Mecânica, Mecatrônica, Edificações, Ciências e Informática), 18 salas de aula, 6 ambientes híbridos (salas de aulas e laboratórios) e espaço para implantação da sala de integração criativa com espaço maker.

O projeto também prevê o restauro do prédio administrativo, que está em processo de tombamento pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Conppac-RP). Inaugurada em 1927 com o nome de Escola Profissional de Artes e Ofícios, a Etec é reconhecida em toda a região como Escola Industrial desde sua criação. Em 1946 foi denominada José Martimiano da Silva em homenagem ao seu idealizador.

Integrada ao CPS em 1994, a unidade conta com 1.555 estudantes matriculados nos cursos técnicos de Administração, Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Gastronomia, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética e Secretariado; e nos seguintes cursos integrados ao Ensino Médio: Administração, Automação Industrial, Design de Interiores, Edificações, Eletrotécnica e Recursos Humanos.

No Vestibulinho para o segundo semestre, a Etec oferece 440 vagas. A prova será aplicada no dia 3 de julho.

O município também conta com a oferta do Ensino Técnico e Integrado em duas classes descentralizadas, pela parceria firmada entre o CPS e a Secretaria de Educação do Estado.

O Ensino Superior Tecnológico é oferecido na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ribeirão Preto, implantada em 2015. No momento, 979 alunos estão matriculados nas seguintes graduações tecnológicas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Negócios e Inovação e Sistemas Biomédicos.

No Vestibular para o segundo semestre, que está com inscrições abertas até 28 de junho, a Fatec oferece 160 vagas para os cursos citados. A prova será realizada em 17 de julho.

O CPS ainda administra mais cinco Etecs na região (localizadas nos municípios de Guariba, Monte Alto, Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Serrana) e outras duas Fatecs (em Jaboticabal e Sertãozinho).