Governador anuncia construções e reformas na Etec de Guarujá

Estado vai investir cerca de R$ 2.3 milhões na cobertura da quadra poliesportiva, ampliação e reforma da cozinha e do refeitório, acessibilidade entre outros serviços

21 de dezembro de 2023 4:43 pm Institucional

A partir da esquerda, Laura Laganá, Tarcísio de Freitas, Vahan Agopyan e o futuro diretor da Etec, José Carlos da Silva l Foto: Divulgação

Entre os compromissos de sua agenda em Guarujá, na Baixada Santista, nesta quinta-feira (21), o governador Tarcísio de Freitas anunciou o início das obras de construção e reforma da Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, localizada no município. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, também participaram do evento.

O investimento do Governo do Estado previsto para as obras é de cerca de R$ 2.3 milhões. A ordem de início de serviço prevê construção da cobertura da quadra poliesportiva e ampliação e reforma da cozinha e do refeitório. Será feita também pintura geral da escola, além de manutenção de pisos e instalações hidráulicas, troca de louças sanitárias e obras de acessibilidade. A previsão é que os trabalhos comecem ainda em dezembro.

Implantada em 2006, a Etec Alberto Santos Dumont atualmente conta com mais de 900 estudantes matriculados. No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024, a unidade ofereceu 360 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Gastronomia, Informática e Logística; Eventos, Guia de Turismo e Secretariado integrados ao Ensino Médio; além do Ensino Médio com ênfases em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

Uma demonstração do interesse dos jovens na educação de qualidade oferecida pela Etec é que seis cursos disponibilizados no processo seletivo para o próximo ano têm relação de candidatos por vaga acima da média. Os mais concorridos são Secretariado integrado ao Ensino Médio no período da tarde (5,45 c/v), Ensino Médio com ênfases em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de manhã (5,08 c/v) e em Matemática e suas Tecnologias de manhã (4,80).

Para a Baixada Santista, foram disponibilizadas 3.872 vagas. A região conta com nove Etecs, localizadas nos seguintes municípios: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos (duas unidades) e São Vicente. A oferta também inclui classes descentralizadas implantadas em parceria com prefeituras e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc).

Em todo o Estado, 264.653 inscritos disputam as 81.527 vagas oferecidas – média de 3,25 candidatos por vaga. O exame do Vestibulinho foi realizado no dia 10 de dezembro. A lista de classificação geral será divulgada no dia 11 de janeiro de 2024.

Ensino Superior

O CPS também está presente na região com as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). As duas unidades, localizadas em Praia Grande e Santos, oferecem 840 vagas no Vestibular para o primeiro semestre de 2024, em cursos superiores de tecnologia como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados, Comércio Exterior, Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Gestão Portuária e Logística. A prova do processo seletivo será aplicada em 7 de janeiro de 2024.