Fórum do Centro Paula Souza discute desafios do bullying no ambiente escolar

Evento online pretende sensibilizar profissionais que atuam nas Etecs e Fatecs em relação à complexidade do tema; inscrições podem ser feitas até 5 de dezembro

29 de novembro de 2023 1:00 pm Institucional

Expectativa é motivar a comunidade escolar a identificar as situações que podem configurar bullying | Foto: Roberto Sungi

No dia 12 de dezembro, o Centro de Capacitação Técnica Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza (CPS) apresentará o fórum: “Bullying: um desafio nas instituições que educam”. O evento será online, de forma síncrona, com emissão de certificado. Podem participar docentes e servidores administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), bem como os funcionários da Administração Central do Centro Paula Souza (CPS). A inscrição deve ser feita pela internet, até 5 de dezembro.

A conversa tem como objetivo oferecer uma oportunidade de sensibilizar os participantes sobre quais são as principais características relacionadas ao bullying, a complexidade e os caminhos para que as instituições de ensino enfrentem esse desafio, seja em sala de aula ou na rotina de trabalho. O evento contará com a palestra de Luciene Regina Paulino Tognetta, psicóloga e estudiosa, referência no assunto.

Violência emocional

Identificar quando as relações ultrapassam os limites pessoais e o comportamento pode se tornar uma violência emocional. Segundo a organizadora do curso, Bruna Fiore Silveira, esse é um resumo da reflexão que motivou a elaboração da proposta. “Muitas vezes não temos a consciência de como uma fala pode afetar o outro e desencadear bloqueios e transtornos emocionais. Em unidades de ensino, os desafios são ainda maiores, pois envolvem professores, servidores e alunos”.

A expectativa é motivar a comunidade escolar a ter atenção às situações que podem configurar bullying, a fim de inibir qualquer tipo de comportamento que possa causar violência emocional ao colega, seja professor, gestor ou estudante. “Pensamos que a sensibilização é o primeiro passo para começarmos a trabalhar este tema no CPS”, explica Bruna.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: bruna.fiore@cps.sp.gov.br.

Serviço:
Bullying: um desafio nas instituições que educam
Inscrições: até 5 de dezembro – https://portaldoparticipante.cps.sp.gov.br/Pages/Geral/Evento
Local:
Evento online, síncrono
Data: 12 de dezembro
Horário: 10 horas

Compartilhe


Veja também