Fórum debate Novo Ensino Médio na educação profissional

Além de representantes de instituições de ensino técnico e tecnológico, evento teve palestra da educadora e presidente da Abave, Maria Helena Guimarães Castro

17 de novembro de 2022 5:32 pm Eventos, Institucional

Araújo respondeu a questões enviadas pela plateia do encontro, realizado no bairro da Liberdade, na Capital | Foto: Roberto Sungi

Instituições de ensino técnico e tecnológico promoveram mais uma edição do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp). Realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), no campus da Liberdade, na Capital, o evento teve formato híbrido e pode ser visto no Youtube. O tema do encontro foi A reforma do Ensino Médio e o impacto na educação profissional.

A educadora Maria Helena Guimarães Castro, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), fez a palestra principal do evento e falou sobre o Novo Ensino Médio e a nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para ser adotada a partir de 2024.

Representantes do Centro Paula Souza (CPS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) participam do debate e mostraram o que tem sido feito a partir das novas diretrizes para essa etapa da educação básica.   

O coordenador do Ensino Médio e Técnico do CPS e presidente do Fórum, Almerio Melquíades Araújo, apresentou a reflexão que considera necessária sobre o Novo Ensino Médio em relação à educação profissional. “Nós estamos aproveitando isso? Ou é mais uma lei que passará e não deixará boas lembranças?”

Durante sua apresentação, Araújo citou como exemplo de iniciativas do Paula Souza a volta da oferta do Ensino Médio Integrado ao Técnico no período noturno, com 20% da carga horária ministrada a distância. Em 2022, há 11 turmas em andamento no Estado. A previsão para o próximo ano é de ampliação.

Compartilhe


Veja também