Fórum da Educação Profissional debate legislação

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) realizou nesta terça-feira, 23, na Capital, o evento “Os limites da regulação da educação profissional”. A proposta do encontro, que contou com a presença […]

23 de junho de 2009 10:07 am Institucional

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) realizou nesta terça-feira, 23, na Capital, o evento “Os limites da regulação da educação profissional”. A proposta do encontro, que contou com a presença da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, foi debater com os diversos segmentos, as questões que permeiam a legislação que regulamenta a educação profissional, nos níveis estadual e federal.

Além do Paula Souza, fazem parte do Fepesp as seguintes instituições: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFETSP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), Conselho Regional de Química (SRQ-SP), Associação Nacional da Educação Tecnológica (Anet), Sindicato dos Técnicos de Nível médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP) e Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo (Sintesp). O objetivo do Fepesp é integrar todos os participantes do processo de formação e qualificação profissional no contexto do mundo do trabalho.

“As discussões propostas pelo Fepesp são importantes para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas instituições que ministram cursos de educação profissional em todos os níveis. Esse Fórum é fundamental para o planejamento da expansão do ensino profissional em todo o Estado”, disse Laura Laganá.

O debate abordou diversos aspectos da legislação, como formação de grades curriculares, regulamentação e conceito de competência profissional, entre outros. “Os diretores e supervisores das nossas unidades e de outras instituições sempre têm a preocupação em ter o domínio dos aspectos legais do ensino. Esse encontro serve para esclarecer e melhorar a gestão dessas escolas”, afirmou Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Paula Souza e integrante do Fepesp.

Participaram do debate Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza; Francisco Aparecido Cordão, integrante do Conselho Nacional de Educação; Nacim Walter Chieco, consultor do Departamento Nacional do Senai; Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea); Manlio de Augustinis, presidente do Conselho Regional de Química – 4ª região (CRQ 4); e Cláudio Alves Porto, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Mais de 200 pessoas se inscreverem para assistir ao evento.

Para Cortelazzo, o balanço do evento foi positivo: “Só por existir, um Fórum que congrega as principais instituições de educação profissional do Estado já abre espaço para a melhoria do ensino”.

Compartilhe


Veja também