Fórum da Educação Profissional debate formação de docentes

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) se reuniu nesta terça-feira, 23, para debater a formação de docentes que atendam às demandas da expansão dos ensinos Técnico e Superior Tecnológico. As […]

23 de novembro de 2010 5:00 pm Institucional

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) se reuniu nesta terça-feira, 23, para debater a formação de docentes que atendam às demandas da expansão dos ensinos Técnico e Superior Tecnológico. As apresentações e discussões abordaram diversos aspectos do assunto, como legislação e utilização de novas tecnologias, entre outros.

“Um dos grandes desafios, principalmente no Ensino Técnico, é dar formação pedagógica a profissionais que já são graduados em determinada área e trazem uma bagagem significativa do mundo do trabalho”, avaliou Angelo Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza.

A coordenadora de pós-graduação, extensão e pesquisa da instituição, Helena Peterossi, contextualizou historicamente o tema e citou algumas das ações do Centro Paula Souza, como o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio – antigo Esquema 1. O curso gratuito é voltado para professores da instituição, com diploma de graduação mas que ainda não possuem licenciatura.

Ela defende que essa formação seja feita continuamente nas próprias instituições responsáveis pela educação profissional. “É necessário aliar ensino, pesquisa e extensão. Além de formar o docente, o ideal é que as instituições teorizem sobre essa formação e avancem em relação às novas tendências e desafios”, explicou.

Participaram do debate, além de profissionais do Centro Paula Souza; representantes da Associação Nacional da Educação Tecnológica (Anet), Conselho Regional de Química (CRQ), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo, Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP) e Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo. Ao todo, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento.

Compartilhe


Veja também