Felicio Ramuth visita Etec Santa Ifigênia e dá boas-vindas a alunos

Em semana de volta às aulas, governador em exercício conhece unidade da região central da Capital, que conta com 810 matriculados em diversos cursos técnicos e integrados

9 de fevereiro de 2024 11:51 am Governo

A partir da esquerda, a diretora da Etec, Marilucia da Silva; a diretora do Icif Brasil, Paola Tedeschi; a supervisora regional, Milena Mostaco; Laura Laganá, Felicio Ramuth, Vahan Agopyan e Emilena Lorenzon Bianco

Dentre as atividades de abertura do ano letivo de 2024, cerca de 250 alunos que estudam no período da manhã na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, localizada na região central da Capital, receberam as boas-vindas do governador em exercício Felicio Ramuth, nesta sexta-feira (9).

Participaram do encontro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; e a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco; além de estudantes matriculados no Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Eventos, Gastronomia, Hospedagem e Nutrição e Dietética.

“Queria dizer do privilégio que vocês têm de estudar em uma Etec. O Ensino Médio integrado ao Técnico dá uma oportunidade maior no mercado de trabalho. Tenho certeza de que cada um de vocês vai poder ser exatamente aquilo que desejar”, incentivou o governador em exercício.

“Quero parabenizar esses jovens que assumiram a responsabilidade de se preparar bem para serem bons profissionais. O Estado de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, está oferecendo para vocês condições. Aproveitem”, comentou o secretário Vahan Agopyan.

A unidade iniciou as atividades no segundo semestre de 2012, no bairro do Bom Retiro. No primeiro semestre de 2013 mudou para o endereço atual na Santa Ifigênia, no mesmo complexo que abriga a sede do CPS e o Centro de Capacitação de professores da instituição.

A Etec Santa Ifigênia conta com um moderno Centro de Hospitalidade viabilizado por meio de convênio com o Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF). Alguns equipamentos, como os fornos combinados, fornos elétricos, máquinas para sorvete, refrigerador, fogões, freezer, modeladora de pizza, fermentadoras elétricas e pasteurizador foram doados e estão distribuídos nos Laboratórios de Cozinha; Cozinha de Demonstração; Panificação, Doçaria e Chocolataria.

Ao todo, 810 estudantes estão matriculados na unidade, que oferece também os cursos técnicos de Gastronomia e Nutrição e Dietética, além do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração. No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024, a escola disponibilizou 360 vagas.

“Vocês contam com instalações físicas muito boas e equipamentos de ponta, mas o mais importante é a competência e a dedicação dos nossos professores”, declarou Laura Laganá.

O Provão Paulista Seriado, iniciativa do Governo de São Paulo que permite acesso direto de alunos a cursos superiores gratuitos, convocou sete estudantes da Etec Santa Ifigênia para matrícula, sendo dois nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), um na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e quatro na Universidade de São Paulo (USP).