Etec de Campinas realiza Feira de Ciências e Tecnologia

Mostra de projetos reúne 70 trabalhos desenvolvidos por estudantes da Escola Técnica Estadual Bento Quirino; gratuito e aberto ao público, evento vai até sexta-feira (27)

24 de outubro de 2023 9:52 am Eventos

“Teclado Braile” foi um dos projetos apresentados no ano passado, quando a Bentotec voltou ao formato presencial l Foto: Divulgação

Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), a Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, localizada em Campinas, realiza a sua já tradicional Feira de Ciências e Tecnologia (Bentotec). Gratuito e aberto ao público, o evento conta com exposição de projetos desenvolvidos por estudantes da Etec, entre outras atrações.

A estimativa de público para esta 14ª edição é de 5 mil pessoas, nos dois dias de evento. A mostra vai reunir 70 trabalhos de alunos da unidade – 30 a mais que em 2022. Entre os projetos apresentados, estão a estação meteorológica construída com materiais recicláveis e a prótese robótica para auxiliar pessoas com dificuldade de movimentos.

“A demonstração e a socialização de projetos de pesquisa, produções culturais e serviços desenvolvidos pelos estudantes é uma forma de incentivar a descoberta de novos talentos, além de estimular o uso de novas tecnologias, fomentar a inovação e o empreendedorismo”, declara o diretor da Etec Bento Quirino, Luis Gonzalez.

A programação da Bentotec também conta com concurso de cosplay, fauna urbana com animais exóticos, simulador de voo, demonstração do funcionamento de energia fotovoltaica, workshop de realidade aumentada, robótica mão na massa, oficina de solda, jogos diversos, estande do universo geek e apresentações musicais, entre outras atrações.

“O evento é uma ótima oportunidade para apresentar a estrutura dos nossos cursos a quem pretende prestar o Vestibulinho para estudar na Etec”, reforça Gonzalez.

Processo seletivo

No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024, a Etec Bento Quirino oferece 490 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística, Mecânica e Sistemas de Energia Renovável. Há ainda Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística e Mecânica.

Em todo o Estado, são oferecidas 91.913 vagas para cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo. Desse total, 13.136 são destinadas para a Região de Campinas. O detalhamento dos cursos, vagas e Etecs por município estão disponíveis no site vestibulinhoetec.com.br.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 8 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinhoetec.com.br. A prova será aplicada no dia 10 de dezembro.

14ª Bentotec
Local: