Até o dia 29 de outubro, a 12ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace) recebe projetos de estudantes dos 8º e 9º anos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico com idade entre […]
Até o dia 29 de outubro, a 12ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace) recebe projetos de estudantes dos 8º e 9º anos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico com idade entre 14 e 20 anos. Os trabalhos devem ser cadastrados no site da Febrace ou enviados pelo correio. As inscrições são gratuitas. Mais informações no link. Os finalistas serão anunciados dia 18 de dezembro. A feira acontece entre os dias 18 e 20 de março de 2014 no campus da Universidade de São Paulo (USP).
Os projetos podem ser inscritos nas categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias. O cadastro precisa ter obrigatoriamente as informações dos participantes, o plano de pesquisa, dados, resumo, relatório final e uma foto do projeto.
Os vencedores em cada área serão contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais, como estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras. A cada edição da Febrace, são selecionados nove projetos para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo.
Etecs campeãs
Neste ano, os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis Alan de Melo Sobral, Gabriel Anisio dos Prazeres e Vinícius Tadeu Aparecido Martins de Souza ganharam o 1º lugar com o projeto Sementuca na categoria Ciências Sociais Aplicadas. Em 2012, um projeto de embalagens ecológicas para mudas, desenvolvido pelas alunas Ana Ramos, Graziele da Silva e Tatiane Florido, da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, também conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias.
Em 2011, Adriana Santana e Tiago Tolone, alunos da Etec Getúlio Vargas, da Capital, conquistaram o 4º lugar na categoria Ciências Ambientais da Intel ISEF, realizada em Los Angeles, Califórnia. Em 2010, duas Etecs foram para a Intel ISEF: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, de São Paulo. Em 2008, foi a vez da Trajano Camargo, de Limeira; em 2007, da Getúlio Vargas e em 2004, a Polivalente, de Americana, representou a instituição.