Fatecs terão primeiro curso superior tecnológico a distância

O Centro Paula Souza vai oferecer o primeiro curso superior em Tecnologia a distância da instituição: Gestão Empresarial. A portaria credenciando as Faculdades de Tecnologia estaduais (Fatecs) da instituição foi publicada hoje, 12, no Diário Oficial da […]

12 de setembro de 2013 5:34 pm Institucional

O Centro Paula Souza vai oferecer o primeiro curso superior em Tecnologia a distância da instituição: Gestão Empresarial. A portaria credenciando as Faculdades de Tecnologia estaduais (Fatecs) da instituição foi publicada hoje, 12, no Diário Oficial da União. Ao todo, serão oferecidas 6,4 mil vagas anuais. As aulas começam no segundo semestre de 2014.

“A oferta desses programas a distância assegurará maior abrangência e sociabilização de uma oferta de formação profissional de grande qualidade”, afirmou César Silva, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza.

O curso será semi-presencial, com 2.800 horas – mesma carga que os cursos presenciais das Fatecs, equivalente a seis semestres. Desse total, de 10% a 15% compreendem atividades presenciais obrigatórias desenvolvidas em polos de apoio, que são as Fatecs.

A cada semestre, mais vagas serão oferecidas e novos polos, incluídos. “A oferta de outros cursos superiores tecnológicos a distância também está em estudo pela instituição”, disse Dilermando Piva, coordenador de Ensino a Distância para o Ensino Superior do Centro Paula Souza.

Mais de 80 professores de ensino superior da instituição foram treinados para elaborar o material didático do curso, que inclui vídeos de resolução de problemas e apresentação de disciplinas, animações e até mesmo jogos virtuais. Adaptações foram feitas para o ambiente virtual com base no curso tecnológico de Gestão Empresarial, oferecido pelas Fatecs.

Esse programa foi desenvolvido em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). As aulas acontecerão por meio da plataforma Moodle.

“O credenciamento abre a oportunidade de o Centro Paula Souza oferecer também cursos de pós-graduação lato sensu a distância”, completa Silva. Além disso, a portaria permite à instituição atender a um dos compromissos com o Ministério da Educação dentro do Programa Brasil Profissionalizado.