Está aberta a inscrição para pedidos de isenção e redução da taxa do Vestibular

Até o dia 13 de outubro, os interessados podem requisitar um ou os dois benefícios, pela internet; Faculdades de Tecnologia do Estado vão disponibilizar computadores e internet para fazer a solicitação

25 de setembro de 2023 8:33 am Vestibular

Centro Paula Souza concede seis mil isenções de pagamento; para redução, não há limite de quantidade | Foto: Roberto Sungi

Até o dia 13 de outubro, às 15 horas, é possível solicitar a isenção total e a redução de 50% do valor da taxa de inscrição do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. O pedido deve ser feito pela internet. O valor integral da taxa é de R$ 84. Iniciativa do Centro Paula Souza (CPS) objetiva ampliar o acesso à formação superior tecnológica gratuita a candidatos em situação de vulnerabilidade social.

São concedidas seis mil isenções de pagamento. Para redução, não há limite de quantidade. Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos indicados. Para isso, é necessário fazer duas inscrições, preenchendo um formulário específico, disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Além das informações, são solicitados documentos comprobatórios, que devem ser digitalizados e anexados ao link “Envio de Documentos”. Os itens precisam ter tamanho de até 1MB e estar em uma das seguintes extensões: ‘pdf’, ‘png’, ‘jpg’ ou ‘jpeg’.

As Fatecs vão disponibilizar computador e acesso à internet para que os benefícios sejam solicitados. Cabe ao interessado entrar em contato com as unidades para saber datas e horários de atendimento.

Requisitos para isenção

O candidato precisa ter concluído integralmente, ou concluir em 2023, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular, ou estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja) com carga horária flexível e atendimento individualizado, todas no território nacional. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de dois salários mínimos (R$2.640), por pessoa.

Requisitos para redução

É preciso ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado também deve ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$2.640) ou estar desempregado.

Os desempregados, autônomos e aposentados devem seguir as instruções descritas na Portaria. O preenchimento correto dos formulários de requisição e o envio dos documentos são de inteira responsabilidade do candidato.

As respostas aos pedidos de isenção e redução serão divulgadas a partir das 15 horas do dia 8 de novembro. Só após essa data, quem solicitar os benefícios, deve fazer a inscrição no Vestibular das Fatecs.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.