Fatec Sorocaba inaugura laboratório que simula centro cirúrgico

Com uma área de 75 metros quadrados, novo espaço abriga duas salas de aula interligadas, sendo uma para aulas teóricas e uma mini UTI com equipamentos de ponta

12 de setembro de 2023 3:59 pm Institucional

Laboratório será utilizado pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Sistemas Biomédicos l Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (12), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sorocaba inaugurou o seu Laboratório Integrado de Tecnologia de Equipamentos Médico-Hospitalares. O novo espaço, que possui diversos equipamentos necessários no ambiente cirúrgico, será utilizado pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Sistemas Biomédicos.

O coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), Rafael Ferreira Alves; o diretor da Fatec Adilson Rocha; e o diretor da Mult Med Equipamentos Hospitalares, Jose Ordalio Spinola, estiveram presentes no evento. “É um espaço equipado com tecnologia de ponta, que vai ajudar a formar profissionais preparados para atender as demandas da área da saúde”, disse Rafael Ferreira Alves.

O laboratório é fruto de parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Mult Med Equipamentos Hospitalares. Coube à empresa executar as obras de reforma e a doação dos equipamentos – o valor do investimento pela empresa superou R$ 345 mil. O CPS é responsável pela elaboração do projeto pedagógico para melhor utilização do espaço, manutenção, conservação e operação dos equipamentos.

“Esta iniciativa proporcionou para a Fatec um impacto positivo na visão do aluno, trazendo uma perspectiva promissora da realidade do mercado na área da saúde para dentro do ambiente acadêmico”, comemorou o diretor da unidade, Adilson Rocha.

Com uma área de 75 metros quadrados, o espaço abriga duas salas de aula interligadas, sendo: uma para aulas teóricas e uma miniunidade de tratamento intensivo (UTI) equipada com foco cirúrgico de teto, mesa cirúrgica, monitores de sinais vitais, cardioversor, bisturi eletrônico, cama de UTI, aspirador cirúrgico, incubadora para recém-nascidos, fototerapia, bomba de infusão volumétrica e bomba de seringa.

“É uma ferramenta importante para os alunos aplicarem na prática a teoria que aprendem na graduação”, avalia a coordenadora do curso de Sistemas Biomédicos, Joseli Vergara Marins.

Além de Sistemas Biomédicos, a Fatec Sorocaba disponibiliza outros 11 cursos superiores de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Fabricação Mecânica, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial à distância, Logística, Manufatura Avançada, Polímeros, Processos Metalúrgicos e Projetos Mecânicos – a unidade atualmente possui 2.938 alunos matriculados. No processo seletivo para o segundo semestre de 2023, foram oferecidas 600 vagas, divididas entre os cursos citados.

A Região de Sorocaba conta com mais sete Fatecs, localizadas nos seguintes municípios: Botucatu, Itapetininga, Itu, São Roque, Tatuí e Votorantim.

Novo espaço é fruto de parceria com a Mult Med, que investiu mais de R$ 345 mil em equipamentos e reformas l Foto: Divulgação

Compartilhe


Veja também