Filtro de Daltonismo

Fatec Sorocaba inaugura laboratório que simula centro cirúrgico

Com uma área de 75 metros quadrados, novo espaço abriga duas salas de aula interligadas, sendo uma para aulas teóricas e uma mini UTI com equipamentos de ponta

12 de setembro de 2023 3:59 pm Institucional

Laboratório será utilizado pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Sistemas Biomédicos l Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (12), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sorocaba inaugurou o seu Laboratório Integrado de Tecnologia de Equipamentos Médico-Hospitalares. O novo espaço, que possui diversos equipamentos necessários no ambiente cirúrgico, será utilizado pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Sistemas Biomédicos.

O coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), Rafael Ferreira Alves; o diretor da Fatec Adilson Rocha; e o diretor da Mult Med Equipamentos Hospitalares, Jose Ordalio Spinola, estiveram presentes no evento. “É um espaço equipado com tecnologia de ponta, que vai ajudar a formar profissionais preparados para atender as demandas da área da saúde”, disse Rafael Ferreira Alves.

O laboratório é fruto de parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Mult Med Equipamentos Hospitalares. Coube à empresa executar as obras de reforma e a doação dos equipamentos – o valor do investimento pela empresa superou R$ 345 mil. O CPS é responsável pela elaboração do projeto pedagógico para melhor utilização do espaço, manutenção, conservação e operação dos equipamentos.

“Esta iniciativa proporcionou para a Fatec um impacto positivo na visão do aluno, trazendo uma perspectiva promissora da realidade do mercado na área da saúde para dentro do ambiente acadêmico”, comemorou o diretor da unidade, Adilson Rocha.

Com uma área de 75 metros quadrados, o espaço abriga duas salas de aula interligadas, sendo: uma para aulas teóricas e uma miniunidade de tratamento intensivo (UTI) equipada com foco cirúrgico de teto, mesa cirúrgica, monitores de sinais vitais, cardioversor, bisturi eletrônico, cama de UTI, aspirador cirúrgico, incubadora para recém-nascidos, fototerapia, bomba de infusão volumétrica e bomba de seringa.

“É uma ferramenta importante para os alunos aplicarem na prática a teoria que aprendem na graduação”, avalia a coordenadora do curso de Sistemas Biomédicos, Joseli Vergara Marins.

Além de Sistemas Biomédicos, a Fatec Sorocaba disponibiliza outros 11 cursos superiores de tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Fabricação Mecânica, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial à distância, Logística, Manufatura Avançada, Polímeros, Processos Metalúrgicos e Projetos Mecânicos – a unidade atualmente possui 2.938 alunos matriculados. No processo seletivo para o segundo semestre de 2023, foram oferecidas 600 vagas, divididas entre os cursos citados.

A Região de Sorocaba conta com mais sete Fatecs, localizadas nos seguintes municípios: Botucatu, Itapetininga, Itu, São Roque, Tatuí e Votorantim.

Novo espaço é fruto de parceria com a Mult Med, que investiu mais de R$ 345 mil em equipamentos e reformas l Foto: Divulgação