Fatec SJC recebe competição nacional de engenharia

No programa Baja SAE Brasil, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road: concepção, projeto detalhado, construção e testes.

7 de março de 2023 10:00 am Eventos

Competição propõe a construção de veículos Baja, capazes de atravessar terrenos acidentados | Foto: Divulgação

Um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a eles a chance de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Pelo sexto ano consecutivo, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos recebeu, no dia 5, a final da Competição Baja SAE Brasil, que contou com a participação de estudantes de todo o Brasil. Esta foi a 28ª edição do evento.

Separados em equipes que representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados, os alunos projetaram e construíram veículos off road para a corrida, de acordo com as especificações dos organizadores.

A competição envolve todos os desafios e etapas de um projeto de engenharia real: concepção, construção e testes. Tudo isso levando em conta a necessidade de fabricar um veículo de baixo custo e economicamente viável para produção em larga escala. A equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir a etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

“Nossa expectativa para o próximo ano é conseguir atrair patrocinadores para participar com a equipe da unidade”, comenta o professor Santiago Martim, responsável pela equipe Baja de São José dos Campos. O docente também expõe o desejo de que mais Fatecs do Centro Paula Souza participem da disputa nas próximas edições.

Fatecnólogos

Batizada de Fatecnólogos, a equipe da Fatec São Paulo participa das competições do Baja desde 1995, projetando, construindo e pilotando seus protótipos de veículos off road.  Segundo o orientador da equipe Baja da unidade, Felipe Ribeiro Toloczko, os estudantes do grupo misto da unidade já se preparam para a etapa regional da competição no final deste ano e esperam conseguir participar da etapa nacional em 2024.