Fatec Pompeia debate papel das mulheres no setor agrícola

Gratuito e aberto ao público, Fatec Day terá como tema as profissionais do agronegócio e suas perspectivas para os próximos dez anos; evento será realizado na próxima terça-feira

16 de fevereiro de 2024 9:44 am Eventos

Mecanização em Agricultura de Precisão é um dos cursos superiores de tecnologia oferecidos na unidade l Foto: Gastão Guedes

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia, localizada na Região de Marília, realiza na próxima terça-feira (20) o Fatec Day 2024. Gratuito e aberto ao público, o evento promove debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento profissional e social, com enfoque especial no papel das mulheres no setor agrícola.

“Nesta segunda edição do Fatec Day vamos abordar o mercado das mulheres do agro e suas perspectivas para os próximos dez anos”, explica a diretora da unidade, Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin. “Queremos oferecer uma visão abrangente das tendências e oportunidades para o público feminino no setor.”

A presença de mulheres nos dois cursos oferecidos pela Fatec Pompeia vem aumentando ao longo dos anos. De acordo com o Relatório Socioeconômico do Vestibular das Fatecs, a porcentagem de estudantes do sexo feminino entre os aprovados no processo seletivo para o primeiro semestre de 2018 nos cursos superiores de tecnologia em Big Data no Agronegócio e Mecanização em Agricultura de Precisão era de 20% e 18,75%, respectivamente. No mesmo período em 2023, a proporção subiu para 22,5% em ambas as graduações.

As perspectivas de crescimento para empreendedoras no setor agrícola e as histórias de sucesso, bem como as tecnologias emergentes e seu impacto no trabalho feminino no agro estão entre os temas das palestras. O evento também oferece oportunidade de networking com os setores de recursos humanos de diversas empresas do ramo do agronegócio.

“É uma forma de alunas e alunos conhecerem o mundo do trabalho ainda enquanto estão estudando. Esse contato tem um impacto importante na empregabilidade desses jovens”, avalia a diretora.

Fatec Day 2024
Local: