Fatec Mogi das Cruzes faz mapeamento do agronegócio no Alto Tietê

Estudantes e professores da Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) Mogi das Cruzes já têm os primeiros resultados de um mapeamento do perfil do agronegócio no Alto Tietê. Um esboço do banco de dados começa a […]

19 de setembro de 2013 12:07 pm Institucional

Propriedade visitada pelos alunos em Jundiapeba

Estudantes e professores da Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) Mogi das Cruzes já têm os primeiros resultados de um mapeamento do perfil do agronegócio no Alto Tietê. Um esboço do banco de dados começa a surgir e a dar pistas das características da região que concentra a maior produção de hortifrutigranjeiros do País. A obtenção de informações tem o objetivo de impulsionar as políticas públicas que atingem os negócios da região.

Iniciado no primeiro semestre de 2012, o projeto Persephone (que na mitologia grega refere-se ao nome da deusa ligada aos ciclos de plantio) já coletou dados de 181 propriedades rurais no distrito de Jundiapeba. Entre as informações pesquisadas estão a quantidade de mão de obra, a infraestrutura dos empreendimentos, além dos procedimentos utilizados na plantação e colheita, entre outros.  Até aqui, os dados mostram que 62% da força de trabalho é familiar, mas que o número de funcionários contratados em regime fixo e temporário já atinge 28%.

O objetivo do trabalho é construir um banco de dados que contribua para o planejamento estratégico do poder público regional e estadual. Futuramente, o projeto deve abranger outros municípios.

“Este é um exemplo prático da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação no agronegócio”, ressalta Fernando Juabre Muçouçah, diretor da unidade. Estão envolvidos alunos dos cursos de Tecnologia em Agronegócio e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)

O levantamento surgiu a partir da demanda do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e da Secretaria Municipal de Agricultura. A Fatec é uma das instituições participantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Além desses cursos, a Fatec também oferece outras duas graduações: Tecnologia em Gestão Recursos Humanos e Tecnologia em Logística.