Fatec recebe palestrantes internacionais em evento gratuito

Seminário de Tecnologia, Educação e Sociedade da unidade de Itaquaquecetuba reunirá participantes de diferentes países, entre 18 e 20 de março, com tema Futuro Sustentável

15 de março de 2024 12:11 pm Institucional

Em 2023, o ciclo de palestras teve a participação de todos os professores e funcionários da Fatec e Ensino Médio | Foto: Divulgação

Nos dias 18, 19 e 20 de março, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquaquecetuba sediará a quarta edição do Seminário Internacional de Tecnologia, Educação e Sociedade. Com o tema Futuro Sustentável, o encontro abordará questões sobre clima, consumo, ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.

O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros do Canadá, Inglaterra, Irlanda e Portugal. A programação inclui conferências, palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e exposição de banners (veja agenda completa abaixo).

O seminário busca perguntas para duas respostas centrais ligadas à sustentabilidade: o que oferecer para os estudantes quando se elege um futuro sustentável? E ao relacionar tecnologia, educação e sociedade, como avançar na produção de conhecimento, subjetividade e informação?

“O tema futuro sustentável é o alicerce dos grandes debates atuais sobre o próprio amanhã da humanidade. A educação de nível Superior deve centrar seus esforços na formulação de novos modelos de governança empresarial e política, uso mais racional de matérias primas e mitigação das ações contra o meio ambiente”, explica o coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial, Francisco Claudio Tavares, que também é presidente da comissão organizadora do evento.

Agenda:
Segunda-feira (18) às 19 horas: Abertura + palestra María Teresa Irarrázaval (Inglaterra)

Terça-feira (19) palestrantes: Michel Mott Machado (Brasil), Marcelo Bizerril (Brasil), Carlos Mata (Portugal).
Grupo de Trabalho elabora propostas para ações com foco nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Participam professores da Fatec e de outras instituições de Ensino Superior, como Camila Casella (Irlanda).

Quarta-feira (20), Palestra sobre os desafios do futuro educacional com: Sonia Maria Alavarez (diretora da Fatec Itaquaquecetuba), Maria Cristina Perpetuo (secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação), Daniele Chagas de Alvarenga (diretora da Etec Itaquaquecetuba), Viviane Araújo de Melo (diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba), Aumir Antunes Graciano (diretor do Instituto federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba)

Quarta-feira (20), Palestra Gestão e Meio Ambiente com:  Felipe Nogueira Leite (Canadá), Rodrigo Alves de Souza (Estados Unidos).

Sexta-feira (29): Sessão de banners feitos por alunos da Fatec Itaquaquecetuba e de outras instituições de ensino, que concorrem ao prêmio Professor José Carlos Bortot.

Serviço:
Quarto Seminário Internacional de Tecnologia, Educação e Sociedade

Local: Auditório da Fatec Itaquaquecetuba
Endereço: Av. Itaquaquecetuba, 711 – Bairro Vila Monte Belo – Itaquaquecetuba. Telefone: (11) 4647-5226
Classificação Livre