Fatec de Cruzeiro sedia primeiro 1º Congresso de Iniciação Científica

Organizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Professor Waldmiro May, de Cruzeiro, o primeiro Congresso de Iniciação Científica com foco no empreendedorismo é aberto ao público e com entrada gratuita entre os dias 12 […]

13 de junho de 2013 11:06 am Institucional

Trabalhos são exibidos em painéis durante Congresso. / Foto – Divulgação.

Organizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Professor Waldmiro May, de Cruzeiro, o primeiro Congresso de Iniciação Científica com foco no empreendedorismo é aberto ao público e com entrada gratuita entre os dias 12 e 13 de junho.

A iniciativa tem como proposta estimular e descobrir novos empreendedores. Para Hirene Heringer, diretora da Fatec, os projetos inovadores podem ser apresentados à Agencia Inova Paula Souza, como estímulo aos alunos.

Hirene cita como exemplo o projeto de inteligência artificial que faz o rastreamento do mosquito da dengue para encontrar o foco do problema ou a área de reprodução do inseto.

Programação

O evento recebeu 130 trabalhos inscritos. Desse total, os 73 aprovados para exposição foram divididos em duas categorias: painéis e apresentação oral. Para a abertura do Congresso, realizada na quarta-feira, 12, no período da manhã, foram selecionados 12 projetos para exposição oral. Outros 16 trabalhos foram apresentados entre as 14 e16 horas.

Hoje a programação conta com a apresentação de 32 trabalhos entre os turnos da manhã e da tarde. De manhã são 16 apresentações orais, e no período da tarde, das 14 às 16 horas, mais 16. O restante dos projetos estarão expostos como painéis permanentes durante o Congresso.

“Os temas são os mais diversos”, relata a diretora da Fatec. Ela conta que muitos projetos estão voltados à tecnologia e informática, mas há exemplos na mostra sobre pedagogia, gestão e inteligência artificial, dentre outros assuntos.

“A maioria dos trabalhos pertence a alunos da Fatec” informa Hirene. Mas há também projetos de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade de Taubaté (Unitau).

Compartilhe


Veja também