Ex-aluno da Etec São Paulo é eleito ‘Personalidade da Educação 2012’ pelo site da Revista Nova Escola

Uma enquete da revista Nova Escola na internet elegeu Daniel Cara, que cursou o Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) São Paulo e atualmente é coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, “Personalidade […]

20 de fevereiro de 2013 4:44 pm Etec

Daniel Cara

Uma enquete da revista Nova Escola na internet elegeu Daniel Cara, que cursou o Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) São Paulo e atualmente é coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, “Personalidade da Educação em 2012”, a partir de uma lista de dez pré-selecionados.

Com 34,25% dos votos e intensa movimentação nas mídias sociais (os apoiadores de diversos homenageados pediram votos em seus perfis e redes), Daniel venceu nomes como o da educadora Dagmar Rivieri Garroux, a Tia Dag, do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e do ex-ministro da Educação e atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Ao todo, Daniel conseguiu quase 5 mil votos.

Depois de estudar na Etec, Daniel formou-se em Ciências Sociais e fez Mestrado em Ciência Política na Universidade de São Paulo. Coordenou um projeto de formação de grêmios em escolas públicas da periferia paulistana. Em 2003, começou a participar do comitê paulista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da qual se tornou coordenador geral em 2006.

“Mas foi na Etec que entendi que educação pública de qualidade era uma realidade possível, que deveria ser um padrão para todas as escolas”, disse o ex-aluno.

Em 2012, Daniel  foi um dos protagonistas da luta pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados. A proposta está em tramitação no Senado e, se aprovada, segue para sanção presidencial. O PNE define 20 metas que o País deverá alcançar em dez anos na área da Educação.

Leia mais no site da revista Nova Escola.

Compartilhe


Veja também