Ex-aluno da Etec Roberto Marinho vai a Cuba estudar audiovisual

Selecionado para curso de direção de fotografia na EICTV, Well Amorim, de 27 anos, é morador do Jardim Ângela e foi aluno de unidade do Centro Paula Souza

15 de setembro de 2022 3:16 pm Etec, Institucional, Qualidade de Ensino

Well Amorim organizou uma vaquinha e conseguiu arrecadar 42% do valor necessário para a viagem | Foto: Divulgação

Luz, câmera, ação! Um sonho que começou em uma sala de aula da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho agora ultrapassa fronteiras internacionais. Well Amorim, de 27 anos, morador do Jardim Ângela, embarca nesta sexta-feira (16) para estudar direção de fotografia em Cuba, na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de Los Baños, uma conceituada e concorrida instituição de ensino de cinema.

O jovem fez parte de uma das primeiras turmas da Etec, onde teve o primeiro contato com o universo do audiovisual. “Ao longo do primeiro semestre fui picado pelo bichinho do cinema e me dediquei bastante, passei a entender esta como a área em que eu gostaria de atuar”, conta.

Durante sua formação no curso técnico, Well foi acompanhado pelo professor Rodrigo Souza, que considera um grande mentor para sua trajetória. Foi o docente que orientou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante e o apresentou à escola cubana e ao Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, idealizado pelo apresentador Luciano Huck. Depois de se formar na Etec, Well ingressou no Instituto, que promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal por meio do audiovisual. O trabalho é voltado a jovens de periferia, com idades entre 17 e 20 anos.

Well valoriza muito a passagem pelo Centro Paula Souza. “É muito difícil encontrar formações dentro dessa área do cinema, do audiovisual, que sejam gratuitas. A Etec tem um dos melhores cursos e começar lá foi primordial para que eu chegasse aonde eu estou hoje.”

O jovem é autor de uma série de projetos premiados, como o longa-metragem “Raízes”, que conquistou o prêmio de melhor filme nos festivais Visões Periféricas e Cinema Negro em Ação, no Rio Grande Sul. Outra obra da qual ele participou é “Perifericu”, longa reconhecido com o prêmio Suzy Capó de obra mais transgressora do Festival Mix Brasil 2019, voltado para o público LGBTQ+. A produção também foi eleita o melhor curta na Mostra Tiradentes em 2020 e recebeu mais de trinta prêmios em festivais nacionais e internacionais.

Seleção

Em julho deste ano, o estudante recebeu a notícia que transformaria sua vida e sua carreira. Após passar por um processo seletivo, conquistou uma das 5 vagas para cursar direção de fotografia, em 3 anos, em San Antonio de Los Baños.

O governo brasileiro mantinha um acordo com a Escuela Internacional de Cine y Televisión e enviava bolsistas para a instituição, entretanto, o Ministério da Cultura suspendeu a parceria em 2017. Com esse obstáculo, Well criou um site e organizou uma vaquinha virtual para conseguir arcar com as despesas de hospedagem e o valor da academia, durante o período do curso.

A arrecadação online terminou no início do setembro, com 42% do valor necessário. Apesar de não conseguir atingir a meta estipulada, Well irá embarcar para Cuba nesta sexta (16) para dar início aos estudos. Ainda é possível colaborar com a viagem por Pix, utilizando a chave well.amorim@outlook.com.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.

Compartilhe


Veja também