Instituições apoiam implantação de cursos de Inteligência Artificial e Gestão da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa, na nova unidade de Rio Claro
Do centro para a direita, o prefeito Perissinotto, secretário Vahan Agopyan, Laura Laganá e Emilena Lorenzon Bianco l Foto: Roberto Sungi
Atualizado em 11 de outubro, às 10h51
O Centro Paula Souza (CPS) recebeu representantes de empresas e instituições do ecossistema de inovação, que prestam apoio às atividades da futura Faculdade de Tecnologia (Fatec) Rio Claro, na sede da unidade, nesta quinta-feira (10). O evento teve a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; da vice-superintendente, Emilena Lorenzon Bianco; do prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, entre outras autoridades.
“Ousadia, essa é a palavra que melhor representa a futura Fatec Rio Claro, um modelo inovador de ensino, que nos garante um orgulho imenso. Hoje, destaco a importância da integração entre o Ensino Superior e a sociedade, uma forma genuína de fomentar o desenvolvimento econômico e social” afirma Vahan Agopyan.
A colaboração público-privada reforça a missão da instituição de oferecer Ensino Superior Tecnológico gratuito de qualidade, alinhado às demandas do mercado de trabalho. “Neste evento, celebramos parcerias super importantes que, certamente, nos auxiliarão a transformar essa unidade em uma referência, um centro de tecnologia e sustentabilidade”, afirmou a superintendente do CPS, Laura Laganá.
A empresa Whirlpool, com sede em Rio Claro, assinou convênio com a instituição, em que as partes se comprometem a atuar para desenvolver conteúdos e fomentar experiências pedagógicas e práticas com foco em inovação. O gerente de relações institucionais, Kauê Carvalho, reforçou que, a partir deste momento, a autarquia e a empresa selam, também, uma política de portas abertas. “Daqui para frente, vocês são partes da nossa comunidade de desenvolvimento, temos certeza de que será um marco para fomentar inovação, desenvolvimento de capital humano e de gerar prosperidade para a cidade.”
Foram firmadas ainda cartas de intenção com empresas e instituições que apoiam a futura unidade. Uma delas com a Microsoft, que há tempos coopera com a formação acadêmica dos estudantes do CPS. Vera Cabral representou a empresa e falou sobre como a colaboração com a autarquia reforça o compromisso de formar pessoas para esse novo mundo digital. “Esse apoio vem em um momento oportuno, o Brasil está no mapa da inovação global. Então, é fundamental capacitar os jovens para entrarem nesse mercado de trabalho cada vez mais preparados.”
Hidelbrando Lima, representante da Lenovo, também assinou carta de intenção de apoio. Ele conta que faz parte do DNA da empresa fazer essa ligação entre as instituições de ensino e a iniciativa privada. “Precisamos criar uma base de conquista de talentos no país e retê-los. Principalmente, os que se formarem nos temas desses dois novos cursos, que são tão importantes”, comentou.
O proposito de cooperar com a futura unidade também foi firmado pela Salesforce. Representada por Maurício Schorsch, a empresa agradeceu a oportunidade em fazer parte do projeto. “Meu papel é fomentar a empregabilidade e estreitar esse relacionamento entre o mercado de trabalho e os centros de formação. Por isso, essa parceria é estratégica, para que possamos preparar esses jovens para entrar nesse mercado de trabalho super promissor”, destacou.
Também assinaram cartas de intenção de apoio o Centro das Indústria do Estados de São Paulo (Ciesp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Agência de Inovação da Unesp (Auin).
Cursos inéditos
A partir do primeiro semestre de 2025, a Fatec Rio Claro oferecerá dois cursos inéditos no CPS: Inteligência Artificial e Gestão da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa. As graduações, com foco em tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, terão colaboração da iniciativa privada.
“A cooperação com a iniciativa privada irá beneficiar os novos cursos, os alunos e os professores, além de estreitar laços com o setor produtivo e formar profissionais diferenciados para atender à macrorregião de Rio Claro”, reforça a vice-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon.
Para ingressar nessas graduações, os interessados devem fazer a prova do Vestibular das Fatecs. O calendário do processo seletivo será divulgado em breve, nos canais de comunicação oficiais do Centro Paula Souza e no site www.vestibularfatec.com.br. Também serão divulgadas as informações de oferta de vagas e período de aulas para a unidade de Rio Claro e das demais Fatecs, distribuídas em todas as regiões do Estado.
Campus inteligente
Construída pelo Centro Paula Souza, a sede da Faculdade de Tecnologia está localizada na Rua 2, número 2.877, no bairro Vila Operária. A Fatec contará com um formato de campus inteligente, com equipamentos de conectividade, disposição de mobiliário e tecnologias integradas ao ambiente empresarial. O Governo do Estado de São Paulo investiu cerca de R$ 16 milhões nas obras de construção, reforma e adequação do espaço.
Confira algumas fotos do evento: