Evento debate mapeamento de proficiência em inglês

Encontro teve como objetivo apresentar aos diretores de Etecs e Fatecs a importância da aplicação de testes para o aprimoramento do que a instituição oferece aos alunos

5 de abril de 2023 7:21 am Internacional

A partir da esquerda: Monica Pasello, Laura Laganá e Marta Iglesis, durante a reunião, realizada na sede do CPS I Foto: Roberto Sungi

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) promoveu, na terça-feira (4), o Encontro de Diretores – Programa Institucional de Mapeamento de Proficiência em Língua Inglesa, que teve como objetivo de mostrar aos supervisores regionais e representantes de 117 Escolas Técnicas (Etecs) e 40 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais a importância do mapeamento linguístico na instituição.

Foram apresentadas as análises dos resultados já alcançados com os Test of English for International Communication (TOEIC), aplicados no final de 2022, e os estudos da Educactional Testing Service (ETS) sobre o nível de inglês exigido no mercado para os cursos que serão objeto da aplicação dos testes TOEIC e TOEIC Bridge. “Mapeamos os cursos em que o inglês é imprescindível no dia a dia. A partir da avaliação desses alunos, fazendo um acompanhamento dos ingressantes, poderemos repensar metodologias, conteúdos e práticas pedagógicas, que também poderão ser replicadas para outros cursos”, comentou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

“Sabemos que o mercado de trabalho valoriza muito os profissionais que sabem se expressar em um segundo idioma. As pessoas que dominam o inglês largam na frente na busca por uma vaga de emprego e em outras oportunidades de crescimento profissional”, completa.

Durante o evento, foram repassadas as orientações para a aplicação dos testes nas Etecs e Fatecs. “Com o resultado dos testes de proficiência, poderemos traçar um diagnóstico mais preciso para auxiliar o trabalho do professor de nossas unidades”, finaliza.

O encontro contou também com as presenças da CEO da Mastertest Global, Monica Pasello, e da representante da Assessoria de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis. No Brasil, a Mastertest Global é a distribuidora exclusiva da ETS e responsável pelo credenciamento de novos centros aplicadores.

Em outubro de 2022, o CPS credenciou as Etecs e Fatecs para serem centros aplicadores do TOEIC. O teste identifica os pontos fortes e fracos em relação ao nível de proficiência do candidato no idioma. Ele é recomendado para quem usa o inglês para estudos, trabalho ou viagem, além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Não há reprovação nos testes aplicados, pois eles permitem avaliar os participantes em diferentes níveis de proficiência, a partir do básico.

Compartilhe


Veja também