Filtro de Daltonismo

Etecs são premiadas na quinta edição do desafio CUCo

Unidades do Centro Paula Souza em Fernandópolis, Itatiba, Nova Odessa, Santana de Parnaíba e Vargem Grande do Sul estão na lista das vencedoras

17 de dezembro de 2021 3:41 pm Etec, Premiação

Cerimônia de premiação foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), com transmissão pelo YouTube | Imagem: Divulgação

Cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre as dez vencedoras na quinta edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). O anúncio dos vencedores foi feito durante a cerimônia de premiação, na manhã desta sexta-feira (17), com transmissão pela plataforma YouTube.

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan; o vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes; a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Lucília Guerra; e o coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João, estavam presentes no evento, que ocorreu no formato híbrido.

Destinada aos estudantes do Ensino Médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceeja) das escolas públicas do Estado de São Paulo, a CUCo é uma iniciativa que integra o Programa Vem Pra USP, com o objetivo de aproximar a universidade dos alunos da rede pública.

“Agradeço aos estudantes pelo empenho em realizar a prova da CUCo, por aceitarem o desafio de serem testados e por buscarem as oportunidades que o programa traz”, afirmou Lucília, durante a cerimônia. De acordo com ela, ganhar isenção na inscrição para o Vestibular da Fuvest é algo que desperta bastante interesse dos alunos, já que o valor da taxa pode ser um obstáculo ao sonho de ingressar em uma das melhores universidades do Brasil.

Cada candidato realizou um exame online com 18 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. O teste foi elaborado a partir de matérias de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa. Para concorrer à premiação, os estudantes tiveram que obter uma nota igual ou superior à nota de corte definida pela Fuvest. A lista de todos os premiados está disponível no site do Vem pra USP!

A edição de 2021 contou com a participação de 65.395 estudantes de 642 municípios paulistas. Foram 6.626 alunos premiados, mais de 3.500 escolas participantes e 2.625 isenções da taxa de inscrição. O CPS participou com 11.061 estudantes inscritos, distribuídos entre 219 Etecs. Deste total, 600 alunos foram premiados.

“Ficamos muito satisfeitos com a resposta das Etecs neste projeto e esperamos que a participação seja cada vez maior, pois entendemos que esta ação reflete a missão e o espírito público que se espera daqueles que ofertam educação de qualidade, como “Ficamos muito satisfeitos com a resposta das Etecs neste projeto e esperamos que a participação seja cada vez maior, pois entendemos que esta ação reflete a missão e o espírito público que se espera daqueles que ofertam educação de qualidade, como é o caso da USP e do Centro Paula Souza”, finaliza Lucília.

Confira abaixo as unidades vencedoras na categoria Escola Técnica (Etec):

ColocaçãoMunicípioUnidadePremiação
Santana de ParnaíbaEtec Bartolomeu Bueno da Silva – AnhangueraR$ 12.000,00